sábado, 12 de dezembro de 2009

PALHAÇO - SEU DIA - QUE PALHAÇADA É ESSA...



Não, ninguém está nervoso...É que hoje é o dia do palhaço.
Nos dias de hoje, um palhaço é um ator ou comediante cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos. O local de trabalho mais comum dos palhaços é o circo, mas também pode trabalhar em palcos, teatros, rodeios, ou como apresentadores de rua ou da televisão.

Embora nem todos os palhaços possam ser facilmente identificáveis através da aparência, palhaços frequentemente aparecem pesadamente maquiados e fantasiados. Tipicamente, usam sapatos grandes, roupas largas ou em tons berrantes, com cores brilhantes e em padrões não usuais, ou cheias de remendos. Também costumam usar chapéus alegóricos, perucas ou penteados com estilos ou cores incomuns, além de um falso nariz redondo, geralmente de cor vermelha, esta última sendo uma característica intimamente associada ao conceito.

No Brasil, o dia 10 de dezembro é o Dia do Palhaço.




A figura de nariz vermelho, sorriso de orelha a orelha e vestimenta espalhafatosa teria surgido em meados do século XIX, na Alemanha. Seus ancestrais são o arlequim (ilustração) e o pierrô, da comédia francesa, e também o bobo da corte inglês.
Mas até 1894 os números dos palhaços não tinham falas.
Mesmo hoje em dia, as apresentações mais comuns na Europa envolvem mímicas e pantomimas.

Já no Brasil predominam o vocabulário popular, as piadas, paródias e sátiras, sempre baseadas em situações do cotidiano.

O Dia do Palhaço foi criado por uma companhia paulistana, em 1981, e ao longo do tempo passou a ser festejado em diversas cidades do país.

O objetivo é divulgar o trabalho desses artistas, cuja versatilidade transcende os picadeiros e pode transformar os mais diversos ambientes.

Algumas palhaçadas comuns

Uma flor que solta água pelo meio;
Vários palhaços saindo de um carro pequeno;
Golpear outros palhaços com um frango de borracha ou com bexigas;
Dar tapas na cara de outros palhaços;
Cambalhotas;
Jogar água no público;
Jogar uma torta na cara de outros palhaços;
Interação educativa com crianças; exemplos: brincadeiras de rodas,jogos e associações de palavras como jograis;
Teatro, mímicas e manipulações de bonecos tais como marionetes, fantoches e a própria participação do palhaço no lugar dos mesmos.

Palhaço como termo pejorativo

O termo Palhaço também é bastante utilizado para denegrir a imagem de alguma pessoa. É utilizado em situações onde este(a) faz injustiças, agressões, brincadeiras de mau gosto, deboches demasiados e/ou traumáticos e qualquer outra situação que cause Raiva (sentimento) na pessoa receptora.

Palhaços famosos

Arrelia
Bozo
Carequinha
Carlitos, personagem de Charlie Chaplin
Simone Roberto
Torresmo
Palhaço Croquete
VOCE SABE O QUE É COULROFOBIA?

Coulrofobia é o termo psiquiátrico usado para designar o medo de palhaços. É comum entre crianças, e as vezes também ocorre com adolescentes e adultos. Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas com um indivíduo singular, ou após ver algum palhaço ameaçador na mídia.

Ao depararem-se com algum indivíduo vestido de palhaço, "os portadores dessa fobia têm ataques de pânico, perda de fôlego, arritmia cardíaca, suores e náusea"[1]

Como exemplos, temos o personagem Billy, do desenho animado As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy; a personagem Velma, do desenho animado Scooby Doo, que declara o medo de palhaços no episódio em que o grupo deve enfrentar um vilão disfarçado de palhaço e ela se recusa a participar do caso inventado desculpas, como trabalhos de faculdade; Ben de Ben 10 ,Cory de As Visões da Raven ,Chuckie de Rugrats e Sam Winchester da serie Supernatural.

O nariz de palhaço é um objeto redondo, quase sempre vermelho, feito de plástico, usado pelos palhaços como parte de sua caracterização visual. Possui uma abertura para ser encaixado no nariz e é também usado como forma de protesto.

No Brasil, na década de 2000, grupos de mobilização política tem incentivado eleitores a irem votar usando um nariz de palhaço, como forma de demonstrar insatisfação com a política nacional [1][2]

Também já foi usado por integrantes do unidos do viradouro durante o desfile das campeãs, como forma de protesto durante a apuração das notas no desfile oficial.

Nenhum comentário: