sexta-feira, 24 de abril de 2015

Livro sobre empreendedorismo da pessoa com deficiência é lançado em São Paulo / Socorro abre 6ª Caravana da Inclusão - Táxis deverão ter plaquetas em braile com identificação para passageiros com deficiência visual

(D)Eficiente


Posted: 22 Apr 2015 02:21 PM PDT

Acaba de ser lançado, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o lançamento do livro “Empreendedorismo Sem Fronteiras - Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência”. Escrito em coautoria pelo Secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, e Fernando Dolabela, consultor, professor e autor de vários outros títulos voltados ao empreendedorismo.

O Secretário Adjunto, Cid Torquato, falou em primeira mão, que o livro, antes de seu lançamento já contava com 2 mil exemplares adquiridos pelo SEBRAE, que irá distribuir para seu público. Além disso, Torquato discorreu sobre a maior mensagem que o livro traz. “A principal razão da existência desse livro é querer passar algumas mensagens, uma muito importante é a do ‘eu posso’”. O Secretário Adjunto ressaltou, ainda, que essa é uma mensagem essencial para quem tem deficiência. “Temos vários cases no livro, a mensagem básica vivenciada pelas pessoas que se deparam com a deficiência, em geral, é ‘você não pode’, então, dizer para esse segmento da sociedade, para essas pessoas ‘eu posso’, ‘você pode’, é o mais importante”.

Entre as dificuldades, o destaque vai para as barreiras para entrar no mercado de trabalho para quem tem alguma deficiência. Torquato ressaltou que a Lei de Cotas (que RESERVA a empresas com mais de cem funcionários de 2 % a 5% de seus postos a pessoas com deficiência) torna-se a única alternativa de inserção profissional. “É notório o preconceito que ainda há na sociedade. Há um potencial de 1,5 milhão de vagas de trabalho para pessoas com deficiência no país e só 360 mil são ocupados”, afirma, acrescentando que o empreendedorismo pode ser uma alternativa importante para vencer as barreiras profissionais.

Os autores apresentam formas de empreender com viés na inclusão social, convidando as pessoas com deficiência aos desafios do empreendedorismo. Documenta, com clareza, possibilidades no horizonte da inclusão, como despertar o empreendedor e transformar o sonho em realidade produtiva. Aprofunda a discussão sobre inclusão e empreendedorismo, para que possam ser criadas políticas públicas de incentivo para que pessoas com deficiência se aventurem a empreender.

“Empreender pode ser alternativa muito positiva, tendo em vista que ter o próprio negócio possibilita definir com autonomia o ambiente de trabalho e a rotina do dia a dia, aspectos importantes para a inclusão de quem tem deficiência”, destacam os autores na publicação.  

O livro: “Empreendedorismo Sem Fronteiras – Um excelente Caminho para Pessoas com Deficiência” está disponível pela editora Altabooks também em versão digital. 

SERVIÇO

Empreendedorismo Sem Fronteiras - Um Excelente Caminho para Pessoas com Deficiência
Autor:  Fernando Dolabela e Cid Torquato
Categoria: Autoria Nacional
Edição: 1ª Edição, 2015
Número de páginas: 142
Informações: http://www.altabooks.com.br/empreendedorismo-sem-fronteiras-um-excelente-caminho-para-pessoas-com-deficiencia.html

Fonte: Prefeitura de SP – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Posted: 22 Apr 2015 02:08 PM PDT
Nesta sexta-feira, 24/4, a cidade de Socorro vai sediar a abertura da 6ª edição da Caravana da Inclusão, evento promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Todos os anos, o evento será realizado em vários municípios do Estado de São Paulo. O evento tem parceria com a União dos Vereadores do Estado – UVESP, Rede de Reabilitação Lucy Montoro e Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência – CEAPcD.

Neste ano, o tema principal da Caravana será o combate à violência contra a pessoa com deficiência. A caravana percorre o interior do estado com o objetivo de fomentar políticas públicas que assegurem a cidadania e os direitos das pessoas com deficiência, na busca por conscientizar os participantes sobre os direitos dos segmentos que incluem educação inclusiva, trabalho, prática esportiva, cidadania e reabilitação, entre outros.

A caravana é aberta ao público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na abertura de cada evento, que tem uma agenda padrão.

O evento acontece, a partir das 9 horas, no Auditório do Centro Administrativo Prof. Imir Baladi, na Prefeitura Municipal da Estância de Socorro (Av. José Maria de Faria, 71 - Bairro do Salto).

Fonte: Revista Incluir
Posted: 22 Apr 2015 01:45 PM PDT


Em três meses, todos os táxis que circulam no estado de Pernambuco deverão ter plaquetas em braile informando a placa do veículo para que os passageiros com deficiência visual possam identificá-los. A exigência consta na Lei 15.479, publicada nessa quinta-feira (16) no Diário Oficial. 

As plaquetas deverão ser confeccionadas em formato padrão com 4cm x 7cm e podem ser de acetato ou outro material similar. Os informes deverão ser afixados no painel da frente ao banco do carona e na porta traseira do lado direito do veículo. Os espaços foram regulamentados para possibilitar o toque por parte dos passageiros. 

Os taxistas que não cumprirem a exigência ficarão expostos a sanções administrativas.(Com informações do Pernambuco.com) 

Fonte: Grande Rio

Nenhum comentário: