quinta-feira, 9 de abril de 2015

Conheça 3 celebridades com paralisia cerebral


Paralisia Cerebral é o nome que se dá a um grupo de problemas motores (relacionados aos movimentos do corpo) que começam bem cedo na vida e são o resultado de lesões do sistema nervoso central ou problemas no desenvolvimento do cérebro antes do nascimento (problemas congênitos). Algumas crianças com paralisia cerebral também têm desordens de aprendizagem, de visão, de audição e da fala. Embora a lesão específica do cérebro ou os problemas que causam paralisia cerebral não piorem, os problemas motores podem evoluir com o passar do tempo.


Na maioria dos casos de paralisia cerebral, a causa exata é desconhecida.
Ter uma lesão cerebral nem sempre significa que o paciente é acometido de danos intelectuais. “Vai depender da causa que determinou a paralisia cerebral. Alguns pacientes apresentam déficit cognitivo associado ao quadro motor, mas devemos lembrar que a paralisia é um distúrbio predominantemente motor e não intelectual. E mais, paralisia cerebral não é uma doença! Para provar isso, veja algumas celebridades que têm paralisia cerebral e  deram a volta por cima.
1- R.j. Mitte (ator do Seriado Breaking Bad)
R.j. Mitte
O ator americano R.J. Mitte chegou à fama aos 14 anos, quando foi escalado para o papel de Walter White Jr. na cultuada série de TV Breaking Bad.
Ele tem paralisia cerebral e sofreu bullying quando era mais jovem por causa de sua deficiência. “Quebraram minha mão, meu pé, me jogaram no chão”, diz ele.
Agora, ele diz que é hora de acabar com o estigma sobre deficiência.
Trabalhando com a organização Scope, ele está viajando pelo Reino Unido para dar palestras sobre ideias equivocadas em torno de deficiência.
Aos 22 anos, se tornou a mais jovem personalidade a falar na Oxford Union – prestigiada instituição de debates que convida nomes proeminentes para palestras.

Em seu pronunciamento, ele disse que atuar em Hollywood é extremamente difícil para deficientes.
“Esta indústria é muito negativa e dura com pessoas com deficiência”, afirma, “por causa da ideia de perfeição…Que tecnicamente não existe.”
2- Nicolas Hamilton,irmão de Lewis Hamilton,piloto de fórmula 1
Nicolas e Lewis Hamilton em foto de 2011. irmão mais novo já havia corrido a Renault Clio Cup(Clive Rose/Getty Images)
Nicolas e Lewis Hamilton em foto de 2011. irmão mais novo já havia corrido a Renault Clio Cup(Clive Rose/Getty Images)
Lewis Hamilton é um piloto de automóveis britânico de Fórmula 1, bicampeão mundial desta categoria em 2008 e 2014. Nicolas, irmão de Lewis, nasceu com diplegia espástica, uma paralisia cerebral de condição neuromoscular. A doença reduz drasticamente sua capacidade de estiramento muscular nos membros inferiores. Quando criança, ele precisou da ajuda de um andador e, na adolescência, chegou a utilizar uma cadeira de rodas. O irmão de Lewis Hamilton, porém, conseguiu voltar a andar, ainda que com certa dificuldade, após anos de tratamento especializado e fisioterapia. Assim como Lewis, ele é piloto de automóveis, porém utiliza carros adaptados.
Nicolas é o primeiro deficiente a dirigir no Campeonato Britânico de Carros de Turismo, de acordo com o jornal inglês Daily Mail. “Espero inspirar outras pessoas a lutar pelos seus próprios objetivos pessoais, independentemente de sua situação de vida. Qualquer um pode superar as expectativas de um jeito ou de outro”, afirmou Nicolas Hamilton que pretende quebrar barreiras e preconceitos contra deficientes.
“Eu sou a pessoa mais próxima dele, mas ainda não consigo compreender as dificuldades que ele teve. Estou muito orgulhoso dele. Eu vou para a Inglaterra para ver o treino de classificação e a corrida”, disse Lewis Hamilton, animado, em relação a seu irmão.
3- Maysoon Zayid, comediante, escritora e atriz árabe-americana
 Maysoon Zayid,
“PC (paralisia cerebral) não é uma doença genética, uma anomalia, nada.. é um acidente, muitas vezes um erro médico. Mas ela é dessas pessoas iluminadas, que consegue rir de todos seus problemas (afinal, quem não tem?) e completa: “Eu tenho 99 problemas, e PC é apenas uma delas”, afirma sorrindo a comediante.
Ela fez todo mundo rir muito, pela forma em que ela conta sua história noTEDWomen 2013 em que ela participou, relatando sobre a forma digna e inclusiva que seus pais a criaram, lhe dando o mesmo tipo de criação que de seus irmãos, fazendo-a estudar na mesma escola que todos, e exigindo notas altas como todos os outros filhos e muitas outras histórias sensacionais.
Veja uma de suas apresentações:

Referências: Revista Veja, Isto É, Ted, Albert Einsten

Nenhum comentário: