quarta-feira, 22 de abril de 2015

O SAO GONCALO

Instituição tem capacidade para atender a cem pacientes


O DIA
Rio - O Estado do Rio ganhou nesta terça-feira a primeira clínica-escola para portadores de autismo no Brasil. A instituição fica em Itaboraí, e tem capacidade para atender a cem pacientes, além de funcionar como centro de capacitação de profissionais. A equipe conta com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e neuropediatras.
Segundo a coordenadora de Educação Especial de Itaboraí, Valéria Sales, a clínica-escola tem o apoio do Movimento Família Azul e receberá os pacientes que apresentam hipersensibilidade. A condição causa desconforto com som, toques na pele e estímulos visuais. Ela precisa ser tratada até que as crianças fiquem aptas a acompanhar o ensino regular.
Ao todo, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo, Rio Bonito, Maricá e Tanguá têm cerca de três mil autistas. Entre os 500 alunos do município, há 50 jovens portadores do distúrbio. Para a líder do Movimento Azul, Berenice Piana, a clínica-escola traz um novo rumo. “Poucas pessoas sabem lidar com a síndrome.” A clínica-escola fica na Rua Comandante Ari Parreiras 327, em Venda das Pedras.

Nenhum comentário: