sexta-feira, 10 de abril de 2015

CEGOS - PROJETO D O SV O X

NCE/UFRJPROJETO DOSVOX
Homem e computador: amigos


PROGRAMA

http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/
Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vem nos últimos anos se dedicando à criação de um sistema de computação destinado a atender aos deficientes visuais. O sistema operacional DOSVOX permite que pessoas cegas utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.


-- Conheça o DOSVOX --

  • O que é o DOSVOX
    Conheça rapidamente as características técnicas mais relevantes do DOSVOX.
  • Um passeio nas ferramentas do Dosvox
    Para conhecer realmente o DOSVOX é preciso usá-lo. Mas aqui
    você fará um sobrevôo sobre o sistema. Este material foi produzido com base em um capítulo da tese de mestrado de Bernard Condorcet.
  • Novos horizontes para os deficientes visuais
    Baseado em textos publicados por Antonio Borges, esta resenha é uma chamada à nossa consciência social: a realidade realmente mudou, e para continuar mudando nós somos os personagens principais da história.
  • Histórico do DOSVOX
    O DOSVOX vem se desenvolvendo desde 1993 e muitos aspectos humanos, técnicos e políticos estiveram envolvidos na sua criação e disseminação. Aqui você conhecerá os primórdios do DOSVOX, seus primeiros desenvolvedores e usuários, alguns dos caminhos percorridos, e entenderá porque ele foi desenvolvido e porque continua sendo o sistema mais usado no Brasil por deficientes visuais.
  • Os construtores do Projeto DOSVOX
    Muitas pessoas participaram do projeto DOSVOX, cada uma atuando com o melhor de seu talento e dedicação. Algumas dessas pessoas, entretanto, tiveram um papel mais ativo, e de certa maneira traçaram as curvas do caminho do projeto. Aqui você conhecerá um pouco sobre algumas dessas pessoas e sua relação com o projeto DOSVOX.
  • O Centro de Atendimento Educacional ao Cego
    O CAEC (Centro de Assistência Educacional ao Cego), responsável para fornecer suporte técnico aos usuários do sistema DOSVOX. Ele tornou-se com o tempo, um centro de referência que orienta os cegos de todo Brasil sobre o uso de todas as ferramentas de informática, em especial o sistema DOSVOX.
  • Entidades parceiras do projeto DOSVOX
    Ao longo do tempo, o Projeto DOSVOX tem se aliado a importantes entidades em todo Brasil e exterior, apoiando e sendo apoiado em ações educacionais e de integração. Existem alguns lugares em que o DOSVOX é ensinado regularmente e com qualidade. Conheça alguns destes lugares e um pouco sobre as atividades que exercem.
  • O DOSVOX na Imprensa
    O DOSVOX foi objeto de centenas de reportagens em jornais, revistas, rádio e TV. Recolhemos algumas desse material e os disponibilizamos aqui. São alguns textos, áudio e filmes que registram um pouco da trajetória do DOSVOX.Se você tem alguma notícia interessante sobre o DOSVOX, em qualquer mídia digitalizada, por favor, nos envie para enriquecermos nossos registros.
  • Textos técnicos sobre o DOSVOX
    Se você é um estudante ou pesquisador, com certeza vai querer obter informações técnicas mais aprofundadas. Obtenha aqui cópias de alguns textos técnicos que tratam de diversas facetas do DOSVOX.
  • Material audiovisual sobre DOSVOX
    Apresentamos aqui material gravado em áudio e vídeo, com diversos aspectos sobre o DOSVOX, seus usos e seus usuários.
  • Rádio DOSVOX
    A rádio DOSVOX é um interessantíssimo espaço de informação na forma de áudio, produzida totalmente pela comunidade DOSVOX.


-- Como obter o DOSVOX --
O DOSVOX é um sistema gratuito e está disponibilizado na Internet.


  • Obtenha aqui os diversos manuais do sistema
    Aqui você encontrará os manuais do Dosvox, tanto na forma escrita quando sonorizada.
  • Entre no mundo DOSVOX através da Rede Saci.
    Obtenha o Kit Saci 1 que é a forma mais rápida de ter um DOSVOX pronto para uso. Depois, se você desejar, pode complementar o seu Dosvox através da cópia completa.
  • Obtenha aqui a cópia completa e gratuita do sistema DOSVOX
    Este download completo e gratuito é imenso (mais de 150 megabytes). Mas você pode ir pegando os programas desejados e atualizar seu DOSVOX por partes.
  • Outros programas úteis para deficientes visuais
    Aqui você poderá obter diversos programas comumente usados pela comunidade DOSVOX. Além disso existem programas que são complementos ao DOSVOX para temas específicos, tais como ampliadores de telas para pessoas com visão reduzida, e sintetizadores de voz para várias línguas.



  • Nenhum comentário: