Com Apostilas, Tutoria E Certificado Aceito Como Designação (Resolução 2.441/2013) Como Acúmulos De Horas, Titulação E Em Concursos Públicos.
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APRESENTAÇÃO
Público-alvo: Acadêmicos em fase de graduação ou especialização; Mestrandos; Doutorandos e Profissionais da Educação: Professores, diretores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e pessoas em geral interessadas nesta temática.
Duração estimada: Mínimo 15 dias, máximo 180 dias, conforme disponibilidade de tempo e participação de cada aluno. Curso individual e o participante não precisa acompanhar a turma.
Carga horária: 180 horas | Totalmente à distância.
Data de início: Início imediato à inscrição sem necessidade de esperar formar turmas. Você paga, preenche a ficha de inscrição e recebe orientações iniciais por e-mail.
CERTIFICADOS
Os certificados serão emitidos pela Unicead e Instituições Conveniadas CREDENCIADAS PELA SEE/MG, conforme Resolução 2.441 de outubro de 2013. Somente para os alunos com, no mínimo 15 dias de acesso e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e desempenho em cada disciplina.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I – Educação Inclusiva: História, Conceitos E Legislações:
Do Assistencialismo À Educação Inclusiva
Da Educação Especial À Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: Legislação Internacional E Nacional
Leitura Complementar Do Módulo: Principais Documentos Que Fundamentam A Educação Inclusiva
Módulo Ii – Quem São Os Alunos A Serem Incluídos
A Pessoa Com Deficiência E Sua Realidade Nas Estatísticas Brasileiras
Os Alunos A Serem Incluídos
Deficiências Físicas, Nanismo, Poliomelite, Pós-Pólio, Esclerose Múltiiplas EParalisia Cerebral
Deficiências Sensoriais: Visual, Auditiva E Múltiplas Deficiências
Deficiência Intelectual, Sínfrome De Down, Hiperatividade, Dislexia, Autismo, Síndrome De Asperger E Altas Habilidades
Leitura Complementar Do Módulo: Avaliação Diagnóstica: Identificar Problemas E Planejar Soluções
Módulo Iii – Fatores Pedagógicos Da Educação Inclusiva
Aspectos Psicológicos Da Inclusão Escolar
As Pessoas Com Deficiência Intelectual
Inclusão Já Nos Primeiros Anos De Vida
Mudanças Arquitetônicas E O Papel Do Professor
O Projeto Pedagógico, As Adaptações Curriculares E As Relações Entre Alunos Com E Sem Deficiência
Na Sala De Aula Inclusiva
Outros Aspectos E Atores Da Inclusão Escolar
Conclusão
A Escola Inclusiva E O Nosso Momento Histórico
Leitura Complementar Do Módulo: Não Existe Educação Inclusiva
Do Assistencialismo À Educação Inclusiva
Educação Inclusiva: Legislação Internacional E Nacional
Leitura Complementar Do Módulo: Principais Documentos Que Fundamentam A Educação Inclusiva
Módulo Ii – Quem São Os Alunos A Serem Incluídos
A Pessoa Com Deficiência E Sua Realidade Nas Estatísticas Brasileiras
Os Alunos A Serem Incluídos
Deficiências Físicas, Nanismo, Poliomelite, Pós-Pólio, Esclerose Múltiiplas E
Deficiência Intelectual, Sínfrome De Down, Hiperatividade, Dislexia, Autismo, Síndrome De Asperger E Altas Habilidades
Leitura Complementar Do Módulo: Avaliação Diagnóstica: Identificar Problemas E Planejar Soluções
Módulo Iii – Fatores Pedagógicos Da Educação Inclusiva
Aspectos Psicológicos Da Inclusão Escolar
As Pessoas Com Deficiência Intelectual
Inclusão Já Nos Primeiros Anos De Vida
Mudanças Arquitetônicas E O Papel Do Professor
O Projeto Pedagógico, As Adaptações Curriculares E As Relações Entre Alunos Com E Sem Deficiência
Na Sala De Aula Inclusiva
Outros Aspectos E Atores Da Inclusão Escolar
Conclusão
Leitura Complementar Do Módulo: Não Existe Educação Inclusiva
Autor e Tutor do curso Emílio Figueira
A vida de Emílio tem sido toda dedicada às questões das pessoas com deficiência e em temas de Educação Inclusiva. Sendo bastante otimista com relação a ela. Emílio fica muito bravo quando alguém diz que nada mudou com relação às pessoas com deficiência, Afirmando que mudou sim, e para melhor!
A Educação Inclusiva é uma delas. Claro, muita coisa precisa ser melhorada, aperfeiçoada. Temos relatos de casos que deram errados. Mas também temos muitos relatos de sucesso. Tudo é uma questão de processo. E processos precisam respeitar etapas. Assim como as questões que envolvem pessoas com deficiência são culturais, precisam de tempo para mudanças de mentalidades!
Emílio Figueira ja publicou livros como “O que é Educação Inclusiva”, “Conversando sobre educação inclusiva com a família”, “A deficiência dialogando com a arte”, “Psicologia e pessoas com deficiência”, “Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil”, “Teologia da Inclusão: A trajetória das pessoas com deficiência na história do Cristianismo”, dentre outros.
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