quarta-feira, 22 de abril de 2015

Elegância e brasilidade marcam os uniformes de desfile do Pan e Parapan de Toronto 2015


Posted: 22 Apr 2015 08:07 AM PDT



O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) apresentaram nesta quinta-feira, dia 16, os uniformes de desfile das delegações brasileiras nas Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos Toronto 2015. O palco não poderia ser mais apropriado: o São Paulo Fashion Week, maior semana de moda do Brasil, realizado no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.

Desenhados pelas estilistas Carolina GOLD e Pitty Taliani, da Amapô, os trajes seguem o conceito de Elegância Tropical e procuram representar a bandeira nacional de forma desconstruída e inusitada. O Pan de Toronto acontecerá de 10 a 26 de julho, e o Parapan de 7 a 15 de agosto.

“Foi um momento muito especial apresentar para a sociedade e para a imprensa os uniformes de desfile dos Jogos. Já dá um friozinho na barriga, é como se a gente estivesse mais próximo de Toronto e, consequentemente, da Rio-2106. Não havia melhor lugar para lançar que o São Paulo Fashion Week, que é um grande evento de moda. Os uniformes estão lindos, de extremo bom gosto. Quero agradecer às estilistas da Amapô. Os uniformes refletem brasilidade e alegria”, comentou Andrew Parsons, presidente do CPB.

“Estamos muito contentes com o resultado final dos uniformes. As roupas estão bonitas, confortáveis e elegantes, e temos certeza de que nossos atletas se sentirão muito bem nas Cerimônias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Para apresentar os uniformes, o COB e o CPB convidaram estrelas do esporte nacional para atuarem como modelos no São Paulo Fashion Week. Participaram do evento os campeões olímpicos Giba e Fabiana, do vôlei, além do medalhista olímpico Leandro Guilheiro (judô), da campeã mundial de maratonas aquáticas Poliana Okimoto e de Lara Teixeira (nado sincronizado). Já entre os atletas paralímpicos, participaram os nadadores Daniel Dias e Clodoaldo Silva, donos de 15 e 13 medalhas paralímpicas, respectivamente, Talisson Glock e de Verônica Almeida, também da natação, e a mesa-tenista Bruna Alexandre.



Os uniformes produzidos pela Amapô procuram transmitir brasilidade, alegria e elegância, aliando o traje formal à personalidade tropical do brasileiro, com suas cores e músicas. O contraponto resulta em uma imagem sofisticada, com peças de roupas quase clássicas, mas que por meio de pequenas alterações e detalhes tornam-se originais e modernas. Foram confeccionadas diversas peças específicas para homens e mulheres, como chapéus, bermudas, saias e ternos, além de seis tipos diferentes de camisetas com estampas inspiradas na cultura regional brasileira.

“Ficamos muito felizes e nos dedicamos muito para fazer. O uniforme acabou ficando com uma imagem muito brasileira, com uma cultura bem forte e com a cara da Amapô. Durante o processo, ficamos 15 dias voltadas para a concepção dos uniformes”, ressaltou Pitty Taliani, uma das estilistas da Amapô.

A Amapô venceu um processo de seleção coordenado por Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa idealizadora da campanha Amo Moda Amo Brasil e responsável pelos principais eventos de moda do país. A seleção contou com o voto de atletas brasileiros, além de integrantes do COB e do CPB. O processo teve início em maio de 2014, quando o COB convidou Paulo Borges para pensar um projeto de criação dos uniformes dos atletas com assinatura da moda brasileira. Após entender a proposta, considerando que os desfiles de Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos são mais informais, a Luminosidade optou por convidar jovens estilistas brasileiros de destaque no cenário da moda nacional para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas.

“A Amapô tem um espirito jovem, descontraído e trabalha muito bem a questão da cor e da brasilidade”, afirmou Paulo Borges. “Assim como o talento de nossos atletas, a criatividade e inovação presentes na moda brasileira são pilares que desenham a identidade do país. Desde que lançamos a campanha Amo Moda Amo Brasil no ano passado, vemos os grandes eventos esportivos como oportunidades de valorizar o nosso design também no contexto do esporte”, completou.

Integraram a comissão julgadora do COB e CPB que escolheu os uniformes apresentados nesta quinta, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego, a capitã da Seleção Brasileira de polo aquático, Marina Canetti, o campeão paralímpico de natação Daniel Dias, e Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha, campeã paralímpica de arremesso de peso e lançamento de disco. A escolha do estilista que desenhará os uniformes de desfile dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 seguirá processo de seleção semelhante.

Os Jogos Parapan-Americanos Toronto 2015 serão realizados de 7 a 15 de agosto e reunirão mais de 1.600 atletas, de 28 países, competindo em 15 esportes. Todas as modalidades serão classificatórias para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. O Brasil tentará manter a sua hegemonia nas Américas. Nas últimas duas edições dos Jogos Parapan-Americanos (Rio-2007 e Guadalajara-2001), o país terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas. No México, foram 197 medalhas (81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze). A delegação brasileira em Toronto será composta por mais de 400 pessoas, sendo cerca de 300 atletas.

Fontes:

Fotos: www.flickr.com/cpboficial

Nenhum comentário: