quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cadeirante constrói rampa de acesso à Secretaria de Saúde - CIDADE DE Juína (720 km de Cuiabá)


Posted: 25 Jun 2013 03:21 PM PDT
Cadeirante em Juína, Samuel Santos, constrói rampa de acesso em órgão públicoCadeirante em Juína, Samuel Santos, constrói rampa de acesso em órgão público
Por Lislaine dos Anjos
Um cadeirante de Juína (720 km de Cuiabá) decidiu construir uma rampa no antigo prédio da Prefeitura da cidade, que hoje funciona como Secretaria Municipal de Saúde, após cansar de ter seu acesso restrito ao interior do órgão público.
Samuel Nabile dos Santos tem 41 anos e depende da cadeira de rodas para se locomover há oito anos, quando se aposentou por invalidez. Ele mora em Juína desde 1982 e diz que sempre sofreu com a falta de acessibilidade.
Em protesto cadeirante quebra rampa no Centro de Campinas
Campo Belo constrói rampas de ‘acesso’ que levam a lugar nenhum
Os desafios da acessibilidade em São Paulo
“Sempre teve esse problema, a gente sempre reclamou e ninguém fez nada”, disse.
Em entrevista ao MidiaNews, Samuel afirmou que estava em frente ao local na tarde de segunda-feira (24) e ficou assistindo as pessoas com mobilidade reduzida e idosos tendo dificuldade para acessar o prédio e resolveu mudar a situação.
“Fui em casa, peguei alguns materiais que os vizinhos doaram, montei uma caixinha [forma de madeira], fiz a massa, levei tudo para lá, me sentei no chão e comecei a construir a rampa”, afirmou.
De acordo com o aposentado, várias funcionários foram até ele para questionar quem havia dado autorização para a construção da rampa.
“Disse que ninguém me mandou fazer nada, mas que sempre tinha dificuldade para entrar no prédio e estava garantindo o meu direito de ir e vir, que está na Constituição”, relatou.
Samuel disse que não teve gasto nenhum, uma vez que todo o material foi doado pelos vizinhos, mas que o custo, caso calculado, não ultrapassaria R$ 10.
Cansado de esperar, Samuel Santos decidiu construir uma rampa no prédio da Secretaria de SaúdeCansado de esperar, Samuel Santos decidiu construir uma rampa no prédio da Secretaria de Saúde
“Usei uma caixinha de madeira e fiz a massa. É tão fácil, não sei porque é que ninguém fez ainda”, disse.
Em 2012, o Executivo Municipal assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual para garantir a acessibilidade a todos os órgãos públicos e às calçadas do Município. Alguns prédios, porém, não foram contemplados pela ação.
“Esperei seis meses, desde a troca de mandato, para ver se o novo prefeito [Hermes Bergamim – PMDB] faria alguma coisa. Como não fez, fui lá e fiz”, disse.
Próxima obra
Na próxima semana, Samuel afirmou que irá construir outra rampa de acesso, dessa vez no Posto Saúde da Família (PSF) que funciona no bairro onde mora, Módulo 4, caso o poder público não tome alguma atitude.
“Toda a vez é um constrangimento enorme não só para mim, mas para qualquer um que tenha mobilidade reduzida. Porque, como não conseguimos ter acesso ao consultório, o médico precisa nos atender lá fora, na frente de todo mundo”, reclamou.
Ele relatou que já conseguiu todo o material necessário para a construção da nova rampa, também de doações de vizinhos.
Assista o vídeo:
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
Fonte: Midia News
  

Nenhum comentário: