Caros,
Li, num dia desses, um relatório sobre a reforma do sistema de educação na Itália, onde há está previsto que os pais de alunos deficientes podem solicitar ao Estado (mediante apresentação de relatório médico) a disponibilização de professor de apoio em cada classe que necessitar, com quantidade de alunos prevista na lei (italiana). O professor de apoio tem por função acompanhar e assitir a criança deficiente nas aulas durante as atividades didáticas junto com as demais crianças.
Estou colocando essa informação para o grupo, pois também um dia desses estava conversando com uma mãe que, quando contei que minha filha conta com uma professora de apoio em sala, ficou escandalizada e disse que tinha várias professoras suas amigas que tinham HORROR a ter um professor dentro da mesma sala de aula, uma vez que tirava a autoridade e atrapalhava a aula.
Eu argumentei dizendo que, na minha opinião, uma das formas de melhorar a inclusão poderia exatamente essa de o Estado colocar dentro de cada classe (principalmente no Brasil onde há classes de até 40 crianças !!), um outro professor. Esse/a professor/a teria a função de auxiliar o/s aluno/ com deficiência, bem como melhorar o rendimento de toda a classe, pois sabemos que cada aluno é 'especial' e 'único' no seu aprendizado.
Gostaria de ouvir as opiniões (pois sou professora e A FAVOR de 1 professor a mais nas classes).
Rosana Bignami Grecchi
------------------------------------
Inclusão : ampla, geral e irrestrita - "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)Links do Yahoo! Grupos
<*> Para visitar o site do seu grupo na web, acesse:
http://br.groups.yahoo.com/group/sindromededown/
<*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:
sindromededown-unsubscribe@yahoogrupos.com.br
<*> O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos:
http://br.yahoo.com/info/utos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário