sexta-feira, 21 de junho de 2013

Apps Android para diabéticos


 por Norberto Sousa
Os nossos smartphones apresentam agora uma grande abrangência, sendo úteis em cada vez mais aspetos da nossa vida. Se é diabético, já pensou em usar o seu smartphone para melhor controlar a diabetes?
Quem tem diabetes precisa de cuidados especiais e já se habituou a olhar permanentemente para vários parâmetros essenciais ao seu bem-estar. Cuidados com a alimentação, medicação e a prevenção de eventuais complicações provocadas pela sua condição médica, fazem parte da vida de qualquer pessoa que tenha diabetes.
Felizmente, a tecnologia parece apostada em melhorar (quase) todos os aspetos da nossa vida e os cuidados de saúde não são exceção.
Os diabéticos podem usar agora os seus smartphones Android como um precioso auxiliar no controlo da sua doença. As aplicações Android dirigidas aos diabéticos estão cada vez mais eficientes e apresentam funcionalidades que prometem ser realmente úteis.
Apresentamos as melhores aplicações Android para diabéticos:

OnTrack Diabetes

A OnTrack Diabetes é uma aplicação focada no controlo de aspetos como os valores de glicose no sangue e necessidade de tomar medicação no horário adequado.
É uma aplicação amadurecida, que já se encontra no mercado há alguns anos. Assim, não é de estranhar que seja a aplicação para o seguimento de diabetes mais popular do mercado.
O interface é fácil de usar e permite que novas entradas sejam introduzidas com grande facilidade.
Os dados podem ser apresentados sob a forma de gráficos ou relatórios, facilitando a sua compreensão e visualização.
A OnTrack Diabetes permite ainda a criação de várias categorias, facilitando a arrumação de toda a informação. Por exemplo, é possível definir categorias para cada refeição: pequeno-almoço, almoço e jantar).
Podem ser ativados lembretes, uma função muito útil para que os testes nunca sejam esquecidos.
Aplicação: OnTrack Diabetes
Preço: Gratuito
Especificações: Android 1.5 ou superior

HelpDiabetes

A aplicação HelpDiabetes facilita a contagem de hidratos de carbono.
O excesso de hidratos de carbono é negativo para qualquer pessoa. Hoje sabemos, que quem os consome em excesso arrisca ser vítima de patologias como obesidade, doenças cardiovasculares e cancro.
Mas quem tem diabetes, precisa de ter ainda mais atenção ao consumo de hidratos de carbono, uma vez que estas biomoléculas transformam-se em glicose, o que aumenta a glicemia sanguínea.
O HelpDiabetes utiliza uma base de dados de alimentos para fazer a contagem de hidratos de carbono, facilitando assim a tarefa de manter o nível de glicose no sangue sob controlo.
Infelizmente, a aplicação ainda não se encontra disponível em português e também não apresenta uma tabela de alimentos completamente adequada à alimentação portuguesa.
Aplicação: HelpDiabetes
Preço: Gratuito
Especificações: Android 1.6 ou superior

Glucose Buddy: Diabetes Log

O Glucose Buddy é uma aplicação que alcançou uma grande notoriedade noutra plataforma e que chegou agora ao mundo Android.
A aplicação funciona com registo de vários parâmetros importantes no controlo da diabetes: nível de glicose no sangue, hidratos de carbono, medicação, exercício físico, pressão arterial, A1C e peso.
Visualmente, a aplicação é atrativa e a sua utilização é bastante simples e intuitiva.
Aplicação: Glucose Buddy
Preço: Gratuito
Especificações: Android 2.2 ou superior

dbees.com Diabetes Management

A dbees.com é mais uma aplicação destinada a manter os diabetes controlados.
A aplicação suporta diversos tipos de diabetes: diabetes do tipo 1 e 2, gestacional, secundário e LADA.
O utilizador deverá definir todos os parâmetros, para que a aplicação possa escolher as atividades e os exames mais adequados às suas necessidades individuais.
Os dados introduzidos na aplicação, podem também ser consultados numa conta individual, criada no site dbees.com, onde são apresentados com a ajuda de gráficos e dados estatísticos.
Ao contrário das outras aplicações analisadas, o dbees.com encontra-se traduzido em português, o que constitui uma clara vantagem.
Aplicação: dbees.com
Preço: Gratuito
Especificações: Android 1.6 ou superior
Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Nenhum comentário: