domingo, 16 de junho de 2013

DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

DEFINIÇÃO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

por: Colunista Portal - Educação
Nem todo portador de deficiência requer serviços especiais

Nem todo pessoa com deficiência requer serviços especiais

A educação especial tem como objetivo do educando seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, ou seja, o mesmo objetivo da educação geral tradicionalista, sendo visto como um processo de socialização em que o indivíduo adquire e assimila vários tipos de conhecimentos, funcionando como uma conscientização cultural e comportamental, que se materializa numa série de habilidades e valores. 

Entretanto, a diferença da educação especial para a tradicional, por assim dizer, está no local de atendimento, no tipo de material didático, currículo de trabalho, pessoal envolvido e na individualização do atendimento. 

A definição para educação especial está na modalidade de ensino por um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais. Tudo para que haja a garantia de uma educação formal dos educandos que apresentam necessidades muito diferentes dadas a maioria das crianças e/ou jovens. 

Tais indivíduos, também anteriormente denominados “excepcionais”, também recebem a denominação por parte dos educadores de “alunos com necessidade educacionais especiais”. Vale ressaltar e observar que nem toda pessoa com deficiência requer serviços especiais. Ainda que possa necessitar de tratamento ou intervenção terapêutica (por exemplo: fisioterapia) em função de suas condições físicas ou mentais.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/48140/definicao-de-educacao-especial#ixzz2WNzziPYg

Nenhum comentário: