|
Leia a matéria na integra | |||
Em busca de uma qualidade de vida cada vez melhor e muitas vezes movidos pelo instinto competitivo, mais e mais pessoas se dedicam a esportes de alto rendimento e até competições. São os atletas amadores, uma categoria que cresce todos os dias a passos largos em todo o mundo. Nosso repórter se encaixa neste grupo e foi conhecer o que a tecnologia traz de interessante e surpreendente para existe para avaliações e tratamentos no país.
O primeiro teste foi dentro de uma cápsula que analisa a composição corporal do atleta. Desenvolvida nos Estados Unidos, há poucas unidades disponíveis no Brasil, mesmo porque custa algo em torno de 400 mil reais por aqui. O sistema é capaz de identificar a porcentagem de gordura e massa magra por determinação de volume e peso. Detalhe: antes de dar início à avaliação, o Cesar – nosso repórter – teve seu peso aferido em uma balança de alta precisão. "Quando o sujeito senta aqui para ser analisado, ele provoca um deslocamento de ar neste compartimento hermético. E o aparelho tem sensores que consegue detectar o volume de ar deslocado e, portanto, a densidade do corpo", explica a pesquisadora da USP e nutricionista Patrícia Campos. Usando esses dados, o software do equipamento calcula instantaneamente a densidade corporal. Esta informação é processada e através de algoritmos matemáticos fornecer o percentual de gordura do indivíduo.
Entenda como funciona: o volume do corpo é determinado por meio do deslocamento de ar dentro da câmara. Essas alterações são determinadas por um sensor oscilante de altíssima sensibilidade embutido no interior do equipamento. Outros sensores de pressão são responsáveis por avaliar este minúsculo deslocamento de ar no interior da câmara. Mas, essas mudanças de pressão são extremamente pequenas. Quem está dentro da cápsula não sente absolutamente nada.
Esta inovadora tecnologia de medição ajuda a melhorar o desempenho, saúde e qualidade de vida tanto do atleta profissional, quanto do amador.
|
Conheça o que há de mais novo na tecnologia esportiva Novos recursos melhoram a saúde tanto de atletas profissionais quanto amadores |
Nenhum comentário:
Postar um comentário