quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Tratamento do autismo

Tratamento do autismo
Um método inovador para tratar crianças com autismo as ensina a controlar sintomas importantes da doença. Laurence Sugarman, pediatra e pesquisador do Rochester Institute of Technology, autor do novo tratamento, publicou artigo a respeito no American Journal of Clinical Hypnosis, no qual mostra como seus pacientes autistas conseguem modelar seu comportamento por meio treino com hipnose clínica e biofeedback computadorizado.

O novo tratamento faz com que as crianças com autismo consigam dominar reações conhecidas como mecanismos flight e fight (briga e fuga), grosso modo respostas nervosas causadas pelo bloqueio da razão, produzindo reações de medo que podem culminar em agressões ou descontrole físico e emocional exacerbado. Pacientes com o problema aprendem a reconhecer esses estados com informações mostradas em uma tela de computador, conectado a um sistema de monitoramento fisiológico. A partir daí iniciam-se os exercícios para reverter tais comportamentos.

Segundo o autor do estudo, a novidade é um achado que permitirá melhor convívio social e qualidade de vida entre crianças e jovens com transtorno do espectro autista, melhorando seus aspectos cognitivos e evitando comportamentos repetitivos. Veja este e outros assuntos na revista Psique.


REVISTA SENTIDOS

Nenhum comentário: