sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Todo mundo é importante, todo mundo conta, toda vida tem valor, e cada pessoa tem valor

Todo mundo é importante, todo mundo conta, toda vida tem valor, e cada pessoa tem valor

terça-feira, dezembro 10, 2013
Ilustração de carta simbolizando o e-mail. Envie por e-mail | Aumentar a fonte do texto. Diminuir a fonte do texto. | Por Equipe Inclusive
Mandela com Eunice Schriver e um menino negro com sindrome de Down, acenando.“Uma profunda declaração de inclusão – todo mundo é importante, todo mundo conta, toda vida tem valor, e cada pessoa tem valor “.
Não há dúvida de que o mundo perdeu um líder do bem com a morte de Nelson Mandela, e fica difícil avaliar o longo alcance de suas ações. Apesar de sua batalha mais visível ter sido pelo fim da política do apartheid que segregava os cidadãos negros na África do Sul, como bom ativista pelos direitos humanos, todos os excluídos interessavam Mandela, e ele foi um grande amigo das pessoas com deficiência.
O lema do movimento das pessoas com deficiência, “Nada sobre nós sem nós”, foi usado pela primeira vez na África do Sul. Ativistas sul-africanos aproveitaram o movimento anti-apartheid para lutar transversalmente pela igualdade para os sul-africanos com deficiência. Os sul-africanos com deficiência sabiam que a política do apartheid servia apenas para agravar a discriminação, humilhação e pobreza como resposta da sociedade à diferença.
O discurso de posse de Mandela na Presidência foi transmitido em linguagem de sinais, mostrando que o novo governo democrático valorizava os cidadãos com deficiência. Ao elaborar a Constituição da África do Sul, o ” Nada sobre nós sem nós” foi levado em conta. Mandela trabalhou com organizações de pessoas com deficiência para garantir no texto a proibição da discriminação com base na raça, sexo, religião, orientação sexual, e deficiência. Promoveu ainda a equidade, articulando medidas específicas para combater as desvantagens enfrentadas pelos grupos marginalizados, incluindo pessoas com deficiência.
Há 19 anos, no primeiro Campeonato Sul-africano Júnior de cadeira de rodas, afirmou : “As crianças com deficiência têm o mesmo direito a um futuro emocionante e brilhante. “
Dez anos mais tarde, Mandela apoiou a campanha mundial “Time To Get Equal”, ou “Hora de Ser Igual”, por um mundo de igualdade para as pessoas com deficiência, e disse: “Não é uma questão de filantropia paternalista em relação às pessoas com deficiência. Elas não precisam do paternalismo de quem não tem deficiência. Também não é o caso delas se adaptarem ao mundo dominante e dominador dos chamados sem deficiência. Cabe a nós nos adaptarmos à compreensão de uma humanidade comum, entender a riqueza que existe na diversidade da vida humana, e perceber que a presença da deficiência em nosso meio humano enriquece a nossa diversidade “.
Mandela esteve presente no Special Olympics de Dublim, na Irlanda, em 2003, quando declarou – “Poucas coisas me deram maior prazer ou me honraram mais do que estar aqui. Eu me sinto privilegiado. O Special Olympics é um testemunho da indestrutibilidade do espírito humano. Muitos de vocês sofreram grandes desvantagens na vida… vocês, atletas, são embaixadores da maior humanidade. Vocês nos inspiram a entender que todos os obstáculos ao progresso e à realização humana são transponíveis.”
Depois de assistir a algumas das competições, o líder sul-africano falou: “Ao assistir aos jogos do Special Olympics … e ver a alegria nos rostos – não só dos atletas, mas mais ainda entre os espectadores – você começa a perceber que há muito mais nesse trabalho do que simplesmente uma competição esportiva. Por um lado, é a história de anos de tragédia que se transformou em pura alegria, impulsionada pela beleza do esforço. Mas, ao mesmo tempo, é uma profunda declaração de inclusão – de que todo mundo é importante, todo mundo conta, toda vida tem valor, e cada pessoa tem valor “.
E para encerrar, uma imagem que vale mais que muitas palavras. Esta foto foi tirada em 19 de julho de 1996, quando Mandela completou 78 anos e comemorou a nova idade em companhia de 2.000 crianças com deficiência.
Mandela, em frente a um bolo com muitas velas e varias criancas com deficiencia e alguns adultos em volta, comemorando.
“Ser livre não é apenas abandonar as próprias correntes, mas viver de uma forma que respeite e aumente a liberdade dos outros”. – Nelson Mandela
Por Patricia Almeida
Fonte:
http://www.able2uk.com/news/disabilities/nelson-mandela-and-his-commitment-to-disabled-people.html
http://rampyourvoice.com/2013/12/08/remembering-nelson-mandela-a-man-who-fearlessly-ramped-his-voice/
http://www.specialolympics.org/Stories/General/A_Symbol_of_Hope_Remembering_Mandela.aspx?TaxID=1319
http://www.specialolympics.org/News_and_Stories/Stories2013/Nelson_Mandela,_An_Icon_of_Freedom.aspx
- See more at: http://www.movimentodown.org.br/?p=6122&preview=true#sthash.ijZ3a5gV.dpuf

Leia também:

Nenhum comentário: