quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Teste ZH: com uma câmera, deficiente visual expõe as dificuldades para se deslocar em Porto Alegre

Teste ZH: com uma câmera, deficiente visual expõe as dificuldades para se deslocar em Porto Alegre

Daniel Gause, 35 anos, mostra obstáculos de um espaço urbano que ainda não o inclui

Teste ZH: com uma câmera, deficiente visual expõe as dificuldades para se deslocar em Porto Alegre Tadeu Vilani/Agencia RBS
Uma das queixas principais de Daniel é a falta de piso tátil nas calçadas na cidadeFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Já se passaram décadas desde que Daniel Gause, ainda criança, foi diagnosticado com o tumor que lhe roubou a visão. Hoje, aos 35 anos, ele se orgulha de estar concluindo a faculdade de Pedagogia e a pós-graduação em Educação Especial — e de ter ainda no currículo a experiência como técnico em administração e informática.

Daniel pode ter perdido a capacidade de olhar, mas nunca deixou de enxergar o caminho que desejou para si.   

Para lembrar o Dia Internacional do Deficiente, celebrado nesta terça-feira, Zero Hora o convidou para fazer um teste pelas ruas de Porto Alegre. O objetivo era avaliar as situações que Daniel encontra no percurso que percorre diariamente da Zona Norte até o trabalho, no centro da Capital. 

E bastou uma tarde ao lado do deficiente visual para compreender que, se o desafio maior há tempos foi superado, outros tantos — ainda menores, mas insistentes —continuam sendo entraves em sua rotina. 

O primeiro deles é ter de se adaptar a um espaço urbano que ainda não o inclui. Se são poucas as calçadas bem conservadas, um número ainda mais inexpressivo é daquelas que possuem piso tátil, essencial para o seu deslocamento. E os obstáculos não param por aí.

— Eles estão por toda a parte, eles vão desde a falta de sinalização até a falta de respeito das pessoas. E são raros os olhos que veem isso. Só um olhar que traz consigo a vontade de mudar e de incluir é capaz de enxergar esses problemas — afirma Daniel.

O teste começou em um ônibus que partiu da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Rubem Berta, passou pela Rua Voluntários da Pátria no fervor da tarde da última sexta-feira, e terminou na Praça Pereira Parobé, onde Daniel dá aulas de informática para outros deficientes visuais. E pode conferido ser no vídeo abaixo.

Em vídeo, Daniel dá dicas de convivência social com deficientes visuais:

Veja imagens do teste pelas ruas do centro de Porto Alegre:

ZERO HORA

    Nenhum comentário: