quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Londres promete maior ediçãLondres promete maior edição dos Jogos Paraolímpicos e mira topoo dos Jogos Paraolímpicos e mira topo



PUBLICIDADE
DA FRANCE PRESSE
Londres 2012A Inglaterra se prepara para o início dos Jogos Paraolímpicos, a partir desta quarta-feira, em Londres. Os organizadores prometem realizar a edição mais importante da história. A competição vai durar até o dia 9 de setembro.
A rainha Elizabeth 2ª vai abrir os Jogos, em uma cerimônia com o título "Iluminação", terá 3.000 figurantes e começará às 16h30 (de Brasília).
Após o sucesso da Olimpíada, o primeiro-ministro David Cameron declarou que os Jogos de Londres "encheram o país de orgulho e os Jogos Paraolímpicos nos deixarão ainda mais orgulhosos". Prometeu "os mais incríveis Jogos Paraolímpicos já vistos".
Tim Ireland/Associated Press
O atleta paraolímpico Simon Richardson acende a tocha olímpica no estádio de Cardiff
O atleta paraolímpico Simon Richardson acende a tocha olímpica no estádio de Cardiff
No total, 4.200 atletas (contra 4.000 em Pequim-2008) e mais de 165 países participarão desta edição. O comitê paraolímpico anunciou que 2,2 milhões de ingressos foram vendidos e revelou a previsão de uma audiência de quatro bilhões de telespectadores.
Pequim-2008 representou um marco, com números recordes, e reafirmou a ideia de que os Jogos Paraolímpicos têm tanta relevância quanto os Olímpicos.
Na China, 279 recordes mundiais foram superados e 3,44 milhões de pessoas compareceram, para uma audiência global de 3,8 bilhões de telespectadores.
Os Jogos Paraolímpicos, que Londres recebe pela primeira vez, constituem um retorno ao início do esporte adaptado para deficientes, já que foi no hospital de Stoke-Mandeville, perto da capital inglesa, que o médico Ludwig Guttman teve a ideia de organizar partidas de basquete para pessoas em cadeiras de rodas, em particular feridos na guerra.
Em 1948, Guttman organizou os Jogos Mundiais para amputados e pessoas em cadeiras de rodas, embrião da primeira edição em Roma-1960. "É difícil acreditar que os Paralímpicos começaram há 64 anos no hospital de Stoke Mandeville com 16 veteranos de guerra", destacou há três meses Craven.
Cinquenta e dois anos depois dos primeiros Jogos Paraolímpicos, os atletas deficientes competirão até 9 de setembro em busca de glórias em vários esportes.
Os britânicos tentarão repetir o sucesso dos Jogos Olímpicos, nos quais foram os terceiros colocados no quadro de medalhas, com 29 ouros e 65 pódios no total, atrás apenas de Estados Unidos e China.
Justamente estes três países, ao lado da Ucrânia, são considerados as potências do esporte paraolímpico. A China conquistou 211 medalhas (89 ouros), em Pequim-2008.
Outras grandes potências são Austrália, África do Sul e Canadá, com Rússia e Brasil, sedes dos Jogos de Inverno e Verão, em 2014 e 2016, cada vez mais fortes.
Em Pequim-2008, o Brasil ficou em nono lugar no quadro de medalhas, com 47 pódios (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes).
Os Jogos Paralímpicos de Londres também representarão o retorno do esporte adaptado para deficientes intelectuais, que haviam sido excluídos do evento desde Sydnei-2000, depois que foi descoberto que a equipe espanhola havia burlado as normas com a utilização de atletas em suas plenas faculdades mentais.
Em Londres, 200 atletas com deficiência intelectual disputarão três esportes: tênis de mesa, natação e atletismo.

Nenhum comentário: