quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conheça melhor a história dos Jogos Paralímpicos


Conheça melhor a história dos Jogos Paralímpicos

Marcel Verrumo 29 de agosto de 2012
Durante as Olimpíadas de Londres, o História sem fim publicou posts especiais sobre os Jogos. Você conferiu como a história mudou os rumos das Olimpíadasquem foi o atleta brasileiro que ganhou a primeira medalha de ouro nos jogosuma lista com 7 heróis olímpicos brasileiros e até a história de Pherenice, a mulher que foi condenada à morte por assistir aos JogosNesta semana começam os Jogos Paralímpicos. E você vai descobrir a trajetória do evento marcado pela superação de limites e pela quebra de recordes pessoais.
O sonho de um médico
Durante a Segunda Guerra Mundial, o médico Ludwing Guttmann havia fugido da Alemanha nazista e morava na Inglaterra, onde se dedicava a cuidar dos ingleses feridos no conflito. No Hospital de Stoke Mandeville, onde trabalhava, Guttmann decidiu organizar um evento simultâneo aos Jogos Olímpicos – que, em 1948, aconteceram em Londres. Quem competia eram os feridos com algum problema na coluna. 16 atletas participaram dos Jogos de Stoke Mandeville.
No ano seguinte, atletas com deficiências e vindos de outros países também participaram dos Jogos. Mas Ludwing Guttmann queria mais: queria realizar uma Olimpíada para esses esportistas especiais. Seu sonho só se tornou realidade nos Jogos de Roma, em 1960, quando Guttmann organizou a competição imediatamente após as Olimpíadas e a batizou de Olimpíada dos Portadores de Deficiência.
Democratização
Em 1976, as paralimpíadas se expandiram. Deficientes visuais e pacientes com amputações puderam participar dos Jogos. Cadeirantes compertiram pela primeira vezem 1984, na Inglaterra (naquele ano, os jogos oficiais aconteceram em Nova York). Em Atlanta (1996), foi a vez dos deficientes mentais estrearem. Em 2012, mais de 4.200 atletas de 166 países disputam medalhas em Londres. Só brasileiros, são 189. Alguém ainda duvida de que o importante é competir?

Nenhum comentário: