sábado, 25 de agosto de 2012

A educação dos alunos com autismo nas escolas

Artigo do Dia

educação dos alunos com autismo nas escolas
23/08/2012
Alexandra Aparecida Leontino
  
A educação para os alunos com autismo requer do sistema educacional dois critérios importantes a serem considerados: a diversidade e a personalização.
Os modelos pouco individualizados do processo de ensino aprendizagem não atendem às necessidades das crianças, visto que essas se afastam do “modelo padrão de desenvolvimento humano”. Por outro lado, por ser enorme a heterogeneidade dos quadros de TGD, a avaliação específica e concreta de cada caso é que deve indicar as soluções educativas adequadas.
O simples fato de ser autista, o aluno não é definido por si mesmo um critério de escolarização. É necessária uma determinação muito concreta e particularizada, para cada caso, além de se considerar vários outros fatores para se definir a orientação educativa adequada.
A solução escolar que se encontra para uma criança em uma determinada fase de seu desenvolvimento não precisa ser permanente, porém alerta-se para as não mudanças freqüentes, a solução não deve ser aplicada como uma sentença para toda a vida escolar.
escola deverá oferecer às crianças com autismo, professores qualificados para que se crie um vínculo afetivo e profissional eficaz compromissado com o seu desenvolvimento, promovendo a sua integração, pois isto será fundamental a sua integração com as demais crianças. Também o apoio da família deverá ser considerado.Benedita Ened Couto Peixoto da Silva, graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Especial, Psicopedagogia e em Artes Visuais. Denise Benedita Minas Novas, graduada em Pedagogia e Pós graduada em Educação Especial. Felicina Lemes Fonseca, graduada em pedagogia e pós-graduada em Educação Especial.

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