quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Mulher cega recebe olho biónico

Mulher cega recebe olho biónico 



Um grupo de cientistas australianos implantou o primeiro protótipo de olho biónico numa mulher cega. Este poderá devolver a visão a quem ficou sem essa capacidade, embora não seja possível uma recuperação perfeita, segundo a equipa.

A revista «Ciência Hoje» revelou que a cirurgia em causa permitiu reformular o olho da paciente eletromecanicamente e é, por isso, o maior feito desde o desenvolvimento do Braille para pessoas que perderam a visão. 

Os cientistas envolvidos neste proceso do olho biónico - desenvolvido por uma empresa apoiada pelo Estado australiano - explicaram que o aparelho está desenhado para pacientes que sofrem uma perda de visão degenerativa e hereditária, provocada por uma condição genética chamada rinite pigmentosa. 

Este aparelho, implantado parcialmente no globo ocular, tem uma câmara, colocada sobre uma lente, que capta imagens e envia-as para um processador que pode guardar-se num bolso, transmitindo um sinal dentro da retina para estimular os neurónios vivos, permitindo assim enviar imagens ao cérebro

Passado um mês da cirurgia, a equipa ligou o dispositivo no laboratório e com isso provocou de imediato uma reação visual na mulher, que disse ter vivido «uma experiência incrível» ao percecionar um pequeno flash. 

Este projeto «pode ser um dos avanços científicos mais importantes da nossa geração», e «permitirá à Austrália manter-se na vanguarda desta linha de investigação e comercialização, devolvendo a visão a milhares de pessoas em todo o mundo», disse o primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, numa apresentação formal do projeto. 

Nenhum comentário: