quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MCTI brasileiro financia projectos tecnológicos de acessibilidade

iGOV

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil apresentou hoje, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projectos (Finep),uma linha de crédito para projectos de inovação em tecnologia de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. 

A linha de crédito, no valor de mais de 35 milhões de euros, foi apresentada no Rio de Janeiro, pelo secretário da Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do MCTI, Eliezer Pacheco. 

Este financiamento será concedido a projectos com valores entre os 395 mil euros e os 7,8 milhões de euros, sendo que a participação da Finep cobrirá até 90 por cento das despesas das empresas. 

Próteses robóticas, impressoras de braille, leitores autónomos de texto, dispositivos auxiliares de locomoção, entre outros, serão alguns dos exemplos de projectos apoiados. 

O ganho de competitividade nesses segmentos envolve conhecimentos baseados em microeletrónica, nanotecnologia, novos materiais, robótica, computação, desenho industrial e neurociência, entre outras áreas, além de depender de uma relação estreita entre o sector produtivo e a academia. 

O Programa de Inovação em Tecnologia Assistiva do Brasil foi lançado pela Finep, como parte integrante do Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Viver sem Limite -, com um investimento de 59 milhões de euros, até 2014.

Nenhum comentário: