quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A primeira mulher a assistir aos Jogos Olímpicos foi condenada à morte


Marcel Verrumo 4 de julho de 2012

A menos de um mês do início das Olimpíadas de Londres, o História sem fim viaja à Grécia Antiga para desvendar curiosidades femininas dos primeiros Jogos Olímpicos.
Nesse tempo, só participavam dos jogos os cidadãos – homens livres nascidos em Atenas. As mulheres eram proibidas de disputar qualquer modalidade olímpica e não podiam nem assistir aos jogos. Era quase impossível driblar a norma, já que os gregos competiam nus. Até que uma mulher desafiou a lei.
Amor de mãe
Em De banquetes y batallas, o filósofo Javier Murcia Ortuño conta algumas curiosidades históricas da Grécia Antiga. Como os Jogos Olímpicos não poderiam ficar de fora, Ortuño resgata a história de Pherenice, a mulher que foi condenada à morte por assistir à luta de seufilho boxeador.
Em 744 a.C.., Pherenice, mãe do boxeador Peisidouros, se vê diante da proibição de assistir à luta de seu filho só porque era mulher. Para contornar a situação, ela deu um jeitinho: se travestiu de homem e entrou no “ringue” com roupa de técnico. Valeu a pena, o filho ganhou a luta. Eufórica, Pherenice começou a pular e não percebeu que seu traje havia enroscado em um banco. O resultado foi que sua roupa rasgou e ela ficou nua diante de todos.
A pena para esse tipo de delito era rígida: ser atirada de um precipício. A sorte de Pherenice foi que sua família era composta por campeões olímpicos, o que fez com que poupassem sua vida. Alguns historiadores afirmam que foi a partir daí que os treinadores tiveram de aderir à moda dos atletas durante os jogos: todo mundo nu.
Como uma deusa
Talvez as mulheres gregas não sentissem tanta falta assim de competir entre os peladões. Até porque elas tinham suas próprias Olimpíadas: os Jogos de Heraia. Funcionava quase do mesmo jeito. O evento era realizado a cada quatro anos em homenagem à deusa Hera, mulher de Zeus. De acordo com o livro Descrição da Grécia, de Pausânias, a competição tinha apenas uma modalidade: a corrida de estádio.
Diferentemente dos homens, elas não competiam peladas. Corriam vestindo túnicas curtas ecom os cabelos soltos. Divididas por faixas etárias, enfrentavam os 160m do Estádio de Olímpia. Os prêmios eram uma coroa de oliveira – mesmo reconhecimento entregue aos vencedores olímpicos – e um pedaço de vitela. Medalha de ouro que é bom, nada.
  • Posts Relacionados
  • Sem posts relacionados.

Nenhum comentário: