Acessibilidade documental
Acessibilidade
Um documento acessível pode ser utilizado por todas as pessoas, incluindo portadores de deficiências.
Acessibilidade significa tornar algo utilizável por toda a gente, incluindo os portadores de deficiências.
Uma vez que nem sempre é possível determinar as especificidades da audiência, devem ser criados documentos tão acessíveis quanto possível para toda a gente. Cada indivíduo saberá como melhor extrair as informações desses documentos.
Existem casos em que os documentos têm de ser acessíveis. Por exemplo, nos Estados Unidos existem orientações governamentais que dizem que os portadores de deficiência têm de ter um acesso às informações e dados comparável às pessoas que não sejam portadoras de deficiências. Por isso, se estiver a escrever documentação para acesso público naquele país, deve certificar-se de que são acessíveis.
Não sabe quem irá ler o documento, por isso torne-o acessível para todos.
Para compreender como criar um documento bem acessível, temos de estudar os diversos tipos de deficiência. Já referimos que como não conhece todos os seus leitores, terá de criar um documento que toda a gente possa utilizar. Será mais fácil consegui-lo se souber mais sobre a forma como os portadores de deficiências podem configurar os seus computadores.
Acessibilidade significa tornar algo utilizável por toda a gente, incluindo os portadores de deficiências.
Uma vez que nem sempre é possível determinar as especificidades da audiência, devem ser criados documentos tão acessíveis quanto possível para toda a gente. Cada indivíduo saberá como melhor extrair as informações desses documentos.
Existem casos em que os documentos têm de ser acessíveis. Por exemplo, nos Estados Unidos existem orientações governamentais que dizem que os portadores de deficiência têm de ter um acesso às informações e dados comparável às pessoas que não sejam portadoras de deficiências. Por isso, se estiver a escrever documentação para acesso público naquele país, deve certificar-se de que são acessíveis.
Não sabe quem irá ler o documento, por isso torne-o acessível para todos.
Para compreender como criar um documento bem acessível, temos de estudar os diversos tipos de deficiência. Já referimos que como não conhece todos os seus leitores, terá de criar um documento que toda a gente possa utilizar. Será mais fácil consegui-lo se souber mais sobre a forma como os portadores de deficiências podem configurar os seus computadores.
Tipos principais de deficiências
Visuais
Auditivas
Motoras
Cognitivas e da Linguagem
Epilepsia
Auditivas
Motoras
Cognitivas e da Linguagem
Epilepsia
Dentro de cada tipo existe um conjunto de deficiências diferentes. As visuais, por exemplo, incluem a cegueira, a ambliopia e as anomalias de cor. Algumas deficiências são permanentes, outras temporárias, algumas por sua vez são causadas pela idade.
Analisaremos cada tipo em detalhe nas próximas duas aulas, concentrando-nos sobre como os portadores de deficiência podem utilizar computadores e sobre as técnicas que deve utilizar nos documentos para os tornar mais acessíveis.
A próxima aula explica como pode criar documentos acessíveis para pessoas com deficiências visuais. A última aula cobre outro tipo de deficiências. A visão ocupa uma aula completa porque existe tanta matéria para expor; utilizar um computador sem monitor pode ser muito complicado.
Se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato. Esta informação é mostrada tanto em texto como em imagem.
A regra de ouro
Se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato.
É importante lembrar que o que serve para uma pessoa pode não resultar para outra. Mostrar um diagrama simples para explicar um procedimento será ótimo para um disléxico, mas inútil para alguém com dificuldades visuais. Certifique-se por isso de que o ponto fulcral também é explicado no texto.
Por exemplo, se tiver um comentário áudio numa página Web para cegos ou disléxicos, certifique-se de disponibilizar também o texto para surdos. Isto não significa que tenha que criar faixas de áudio para todos os Web sites; se tiver um documento de texto e o texto for totalmente acessível, o documento estará completo. O texto é sempre a base; como mostraremos mais tarde, o texto pode ser acessível para todas as pessoas.
Disponibilizando a informação em mais que um formato, dará aos leitores mais oportunidades de encontrarem a informação num formato que lhes sirva. E dará a si próprio mais oportunidades de comunicar com essas pessoas.
Não deve tentar criar um documento que seja acessível apenas para um grupo de pessoas, por exemplo, os cegos. Em vez disso, deve escrever documentos que sirvam para toda a gente.
Como é que as pessoas com deficiências visuais utilizam os computadores? Como pode tornar os seus documentos adequados para elas? Esta aula cobre a forma como os computadores são utilizados por pessoas com deficiências visuais e o que pode fazer para tornar os seus documentos acessíveis para cegos, amblíopes ou daltónicos. Algumas das áreas que analisaremos são a adição de descrições de texto às imagens, hiperligações, tamanho dos tipos de letra e definições de cor.
Analisaremos cada tipo em detalhe nas próximas duas aulas, concentrando-nos sobre como os portadores de deficiência podem utilizar computadores e sobre as técnicas que deve utilizar nos documentos para os tornar mais acessíveis.
A próxima aula explica como pode criar documentos acessíveis para pessoas com deficiências visuais. A última aula cobre outro tipo de deficiências. A visão ocupa uma aula completa porque existe tanta matéria para expor; utilizar um computador sem monitor pode ser muito complicado.
Se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato. Esta informação é mostrada tanto em texto como em imagem.
A regra de ouro
Se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato.
É importante lembrar que o que serve para uma pessoa pode não resultar para outra. Mostrar um diagrama simples para explicar um procedimento será ótimo para um disléxico, mas inútil para alguém com dificuldades visuais. Certifique-se por isso de que o ponto fulcral também é explicado no texto.
Por exemplo, se tiver um comentário áudio numa página Web para cegos ou disléxicos, certifique-se de disponibilizar também o texto para surdos. Isto não significa que tenha que criar faixas de áudio para todos os Web sites; se tiver um documento de texto e o texto for totalmente acessível, o documento estará completo. O texto é sempre a base; como mostraremos mais tarde, o texto pode ser acessível para todas as pessoas.
Disponibilizando a informação em mais que um formato, dará aos leitores mais oportunidades de encontrarem a informação num formato que lhes sirva. E dará a si próprio mais oportunidades de comunicar com essas pessoas.
Não deve tentar criar um documento que seja acessível apenas para um grupo de pessoas, por exemplo, os cegos. Em vez disso, deve escrever documentos que sirvam para toda a gente.
Como é que as pessoas com deficiências visuais utilizam os computadores? Como pode tornar os seus documentos adequados para elas? Esta aula cobre a forma como os computadores são utilizados por pessoas com deficiências visuais e o que pode fazer para tornar os seus documentos acessíveis para cegos, amblíopes ou daltónicos. Algumas das áreas que analisaremos são a adição de descrições de texto às imagens, hiperligações, tamanho dos tipos de letra e definições de cor.
Deixe muito espaço em branco entre as colunas de texto.
Os cegos não utilizam ratos ou outros dispositivos apontadores .
Um dispositivo apontador não tem qualquer utilidade se não podermos ver para onde está a apontar. Por isso, deve certificar-se de que os seus documentos estão "preparados para teclado" bem como para leitores de ecrã ou dispositivos Braille.
Lembre-se: se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato, e certifique-se de que todas as informações fornecidas numa imagem ou diagrama também estão disponíveis em texto.
Além disso, se o documento tiver colunas de texto, certifique-se de que deixa um grande intervalo de espaço em branco entre as colunas. Alguns leitores de ecrã lêem a primeira linha de cada coluna em vez de verticalmente ao longo de uma coluna de cada vez; um grande intervalo entre as colunas ajuda a resolver este problema. Também tornará o documento mais fácil de ler para toda a gente, e especialmente amblíopes.
Um dispositivo apontador não tem qualquer utilidade se não podermos ver para onde está a apontar. Por isso, deve certificar-se de que os seus documentos estão "preparados para teclado" bem como para leitores de ecrã ou dispositivos Braille.
Lembre-se: se uma parte da informação não for acessível para alguém, forneça sempre essa informação num segundo formato, e certifique-se de que todas as informações fornecidas numa imagem ou diagrama também estão disponíveis em texto.
Além disso, se o documento tiver colunas de texto, certifique-se de que deixa um grande intervalo de espaço em branco entre as colunas. Alguns leitores de ecrã lêem a primeira linha de cada coluna em vez de verticalmente ao longo de uma coluna de cada vez; um grande intervalo entre as colunas ajuda a resolver este problema. Também tornará o documento mais fácil de ler para toda a gente, e especialmente amblíopes.
Os leitores de ecrã e linhas Braille
Os leitores de ecrã e linhas Braille lêem as tabelas linha por linha através das colunas. A ordem de tabulação também atravessa a tabela desta forma. Por isso certifique-se de que a estrutura da tabela faz sentido quando lida da esquerda para a direita, linha por linha.
Em vez de utilizar uma tabela, é preferivel, listar as informações.
• Gato: pelo, quatro patas
• Macaco: pelo, duas patas
• Cobra: sem pelo, sem patas
• Gato: pelo, quatro patas
• Macaco: pelo, duas patas
• Cobra: sem pelo, sem patas
Com as opções do Internet Explorer devidamente configuradas, é possível visualizar texto alternativo como uma Descrição se passar com o cursor do rato por cima de um gráfico.
Muitos documentos, e não apenas páginas Web, contêm funcionalidades ativas. Por exemplo, um documento do Word pode conter o endereço de um Web site como uma hiperligação, ou uma mensagem de correio eletrónico pode incluir uma imagem. Estes elementos devem ser considerados ao criar documentos.
Imagens
Muitos documentos, e não apenas páginas Web, contêm funcionalidades ativas. Por exemplo, um documento do Word pode conter o endereço de um Web site como uma hiperligação, ou uma mensagem de correio eletrónico pode incluir uma imagem. Estes elementos devem ser considerados ao criar documentos.
Imagens
Uma descrição textual de uma imagem, conhecida como texto alternativo, deve ser adicionada a todas as imagens. Os leitores de ecrã e as linhas Braille reconhecem o texto alternativo e apresentam o texto no lugar da imagem. Experimentaremos isto na aula prática.
Hiperligações
Hiperligações
Certifique-se de que todas as hiperligações têm uma descrição de texto curta mas relevante. Não utilize Hiperligação ou Clique aqui. Assegure-se de que o texto da hiperligação informa o leitor sobre o que irá encontrar se clicar na ligação. Por exemplo, poderia utilizar [Web site da Microsoft] como o texto da ligação para [www.microsoft.com.]
Demasiadas hiperligações num documento podem torná-lo confuso; contudo, por vezes não é possível evitá-lo. Nas páginas Web é possível incluir teclas de acesso que dirijam rapidamente o leitor para as hiperligações mais importantes.
A tecla TAB
Demasiadas hiperligações num documento podem torná-lo confuso; contudo, por vezes não é possível evitá-lo. Nas páginas Web é possível incluir teclas de acesso que dirijam rapidamente o leitor para as hiperligações mais importantes.
A tecla TAB
As pessoas portadoras de deficiências visuais [e motoras] navegam um documento Web utilizando a tecla TAB. Se isto lhe parece estranho, pense quantas vezes visita um Web site e lê todo o conteúdo da página pela ordem em que aparece, nenhuma. Procura os bocados que lhe interessam e lê apenas esses.
Premir a tecla TAB moverá o foco de uma hiperligação para a seguinte. A navegação deve fazer sentido quando alguém prime a tecla TAB para se mover ao longo do documento. Não coloque uma ligação importante no final da terceira coluna da página.
Verde sobre amarelo conforme visto por pessoas sem daltonismo e por pessoas com três tipos diferentes de daltonismo.
Visão normal
Protanopia
Deuteranopia
Tritanopia
Premir a tecla TAB moverá o foco de uma hiperligação para a seguinte. A navegação deve fazer sentido quando alguém prime a tecla TAB para se mover ao longo do documento. Não coloque uma ligação importante no final da terceira coluna da página.
Verde sobre amarelo conforme visto por pessoas sem daltonismo e por pessoas com três tipos diferentes de daltonismo.
Visão normal
Protanopia
Deuteranopia
Tritanopia
Cerca de oito porcento dos homens e 0,5 porcento das mulheres têm alguma forma de daltonismo. Isso significa que potencialmente 1 em cada 12 leitores do seu documento poderão não distinguir as cores que criou. O daltonismo não significa que as pessoas não consigam ver as cores, ou que vejam apenas a preto e branco. É mais o facto de só conseguirem distinguir entre si um espectro reduzido de cores.
Não confie em que as suas escolhas de cores sejam mostradas correctamente nos documentos. Cada pessoa poderá ter o ecrã do computador configurado com as cores que melhor distinga.
Uma vez que existem três tipos de daltonismo, não existem escolhas simples de cores que possam ser utilizadas. Como pode ver na imagem da esquerda, o "T" verde claro poderá não ser distinguido contra alguns dos fundos coloridos, mas o "T" verde escuro será muito mais visível. Portanto, o melhor a fazer será utilizar um contraste forte entre as cores.
Quanto maior o contraste, mais fácil será a leitura do texto. Texto preto sobre fundo branco é o mais fácil de ler pois regista o maior contraste.
Lembre-se da regra de ouro dos documentos acessíveis e não confie apenas na cor para transmitir informações. É inútil pedir a uma pessoa que não consegue ver cores para premir o botão vermelho, a menos que indique esse botão de uma forma alternativa.
Um ampliador de ecrã pode tornar um documento legível para um amblíope.
As dificuldades de visão englobam um conjunto de problemas, incluindo problemas com a focagem e clareza, miopia, hipermetropia e visão tubular.
Se as pessoas têm dificuldades de visão, terão provavelmente o ecrã do computador configurado da melhor forma para o seu problema. Isso poderá incluir esquemas de cor de elevado contraste, tipos de letra grandes e ícones grandes. Também poderão utilizar dispositivos como os ampliadores.
Assim, é importante que o seu documento seja visível com o contraste e as definições de ecrã seleccionadas pelo leitor. Como vimos na última aula prática, a aparência do ecrã pode ser alterada de forma drástica. Não confie em que as suas escolhas de tipo de letra, tamanho e cor sejam mostradas com o documento, ou mostradas de todo, se o leitor utilizar uma definição apenas de texto ou um leitor de ecrã.
Mesmo que os leitores possam ajustar as definições do ecrã do computador, deverá evitar a utilização de um tipo de letra demasiado pequeno para todos os leitores. Como uma regra geral, o tipo de letra mais pequeno que deverá utilizar é o de 10 pontos.
Algumas combinações de cores são muito difíceis de ver. Isto não se aplica apenas aos daltónicos mas a todos os leitores do seu documento. Se não consegue ler claramente uma combinação de cores, não a utilize. Por exemplo, evite texto amarelo sobre um fundo branco; azul pálido é também problemático, pois o azul é a primeira cor do espectro visual a deteriorar-se com a idade. Embora talvez consiga ler um tipo de letra azul, uma pessoa mais velha poderá não o conseguir fazer. Lembre-se dos seus leitores mais velhos e evite texto azul pálido.
Não confie em que as suas escolhas de cores sejam mostradas correctamente nos documentos. Cada pessoa poderá ter o ecrã do computador configurado com as cores que melhor distinga.
Uma vez que existem três tipos de daltonismo, não existem escolhas simples de cores que possam ser utilizadas. Como pode ver na imagem da esquerda, o "T" verde claro poderá não ser distinguido contra alguns dos fundos coloridos, mas o "T" verde escuro será muito mais visível. Portanto, o melhor a fazer será utilizar um contraste forte entre as cores.
Quanto maior o contraste, mais fácil será a leitura do texto. Texto preto sobre fundo branco é o mais fácil de ler pois regista o maior contraste.
Lembre-se da regra de ouro dos documentos acessíveis e não confie apenas na cor para transmitir informações. É inútil pedir a uma pessoa que não consegue ver cores para premir o botão vermelho, a menos que indique esse botão de uma forma alternativa.
Um ampliador de ecrã pode tornar um documento legível para um amblíope.
As dificuldades de visão englobam um conjunto de problemas, incluindo problemas com a focagem e clareza, miopia, hipermetropia e visão tubular.
Se as pessoas têm dificuldades de visão, terão provavelmente o ecrã do computador configurado da melhor forma para o seu problema. Isso poderá incluir esquemas de cor de elevado contraste, tipos de letra grandes e ícones grandes. Também poderão utilizar dispositivos como os ampliadores.
Assim, é importante que o seu documento seja visível com o contraste e as definições de ecrã seleccionadas pelo leitor. Como vimos na última aula prática, a aparência do ecrã pode ser alterada de forma drástica. Não confie em que as suas escolhas de tipo de letra, tamanho e cor sejam mostradas com o documento, ou mostradas de todo, se o leitor utilizar uma definição apenas de texto ou um leitor de ecrã.
Mesmo que os leitores possam ajustar as definições do ecrã do computador, deverá evitar a utilização de um tipo de letra demasiado pequeno para todos os leitores. Como uma regra geral, o tipo de letra mais pequeno que deverá utilizar é o de 10 pontos.
Algumas combinações de cores são muito difíceis de ver. Isto não se aplica apenas aos daltónicos mas a todos os leitores do seu documento. Se não consegue ler claramente uma combinação de cores, não a utilize. Por exemplo, evite texto amarelo sobre um fundo branco; azul pálido é também problemático, pois o azul é a primeira cor do espectro visual a deteriorar-se com a idade. Embora talvez consiga ler um tipo de letra azul, uma pessoa mais velha poderá não o conseguir fazer. Lembre-se dos seus leitores mais velhos e evite texto azul pálido.
Victor Passos
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