segunda-feira, 15 de abril de 2013

Feira REATECH 2013: Novas soluções de tecnologia em aparelhos para pessoas com deficiência


Posted: 15 Apr 2013 03:29 AM PDT
Feira Reatech 2013

Quase 46 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência e, para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, a Reatech | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece de 18 a 21 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, reunirá 300 expositores que irão apresentar novos produtos e serviços para um público estimado de 50 mil pessoas, entre visitantes e profissionais do setor, que participarão dos quatro dias de evento. Entrada Gratuita.

AZUL LOCADORA, empresa privada, radicada em São Paulo, com frota de 20 veículos adaptados para o transporte de alunos, pacientes, funcionários, no fretamento eventual e contínuo, de pessoas portadoras de deficiências.

CAVENAGHI, empresa que atua no mercado de adaptação veicular para pessoas com mobilidade reduzida. Durante a Reatech, serão apresentados alguns lançamentos: Spin Acessível Cavenaghi, primeiro veiculo de passeio para transporte de cadeirantes; Cadeira Reveal, possui material respirável no assento e encosto, evitando a proliferação de fungos no tecido da cadeira de rodas. O encosto apresenta ainda sistema de amortecimento para coluna vertebral. 

Outro diferencial, é que o formato de sua armação oferece ampla estabilidade ao cadeirante; Almofadas Matrx, projetadas para proporcionar posicionamento estável, conforto e proteção ao usuário e estão disponíveis em vários modelos e tamanhos, fabricados com composição de materiais e arranjos diferentes, para atendimento das necessidades do usuário; Encostos Matrx, os encostos posturais Invacare ®MATRX ® foram desenvolvidos a partir das mais atuais tecnologias disponíveis no mercado, atendendo às mais variadas necessidades de posicionamento e, também, de prevenção. Além de oferecerem fácil manuseio para se colocar e tirar da cadeira de rodas; Easy Mob, desenvolvido para auxiliar o usuário a se deslocar com maior autonomia e segurança, devido a um exclusivo mecanismo redutor de esforço, que favorece o deslocamento da cadeira de rodas em áreas onde a progressão é dificultada, como rampas, grama, terra, etc. além de travar a cadeira para evitar a descida acidental, de costas; Balança para cadeirantes, facilita a pesagem do cadeirante e/ou cadeira de rodas.
CIVIAM, atua no mercado brasileiro comercializando produtos e serviços dirigidos às áreas de Educação Inclusiva e Saúde. Na Reatech 2013, apresentará soluções em inclusão para a escola e fora dela, com produtos de tecnologia assistiva voltados a alunos com deficiências visuais ou motoras: a máquina de escrever em Braille Smart Perkins; os produtos de comunicação alternativa para computador acionados pelos olhos; vídeos ampliadores; equipamentos para acessibilidade de iPad por pessoas com mobilidade reduzida e outros.

DMGA EDITORA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA, atua no mercado de produtos para Educação Especial, fabricando e comercializando materiais em Libras, Braille e adaptados para deficientes físicos. Para feira, lançará o livro, a biografia do artista Paul Klee, escrito em português, transcrito em Braille e com a descrição de cinco obras de arte, acompanhando quebra-cabeça das obras descritas.
FUNDAÇÃO DORINA NOWILL, dedica-se à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais e para mais de sete mil escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.
A instituição também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade. No estande da Fundação Dorina, os visitantes poderão conferir os livros em braille, ouvir livros e revistas falados, interagir com os livros digitais, no formato Daisy, e conhecer cursos de capacitação para jovens com deficiência visual. Ainda, um espaço sensorial “no escuro” com atividades lúdicas, sensoriais e inclusivas como jogos e histórias contadas sensoriais.
KIRALY STEEL, durante a Reatech, a empresa, lança dois produtos: Cadeira de Banho (cadeira para banho regulável, que permite às pessoas especiais ou com dificuldade de locomoção um banho mais confortável e seguro) que possui apoio para cabeça e pés reguláveis, além de rodas antiderrapantes, para deslocamentos; Acessórios para Cadeiras de Roda como mesa retrátil para apoio, seja no uso de computadores, apoio para livros ou mesmo para refeições, conjunto de peças que são encaixadas de acordo com a vontade do usuário paras as mais diversas atividades.

LARAMARA – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, apresentará: VictorReader Stratus M – equipamento portátil que desempenha a função de tocador de audiolivros, revistas, jornais e documentos de informática em uma grande diversidade de formatos: DAISY, MP3, WAV, TXT, HTML, XML e DOCX e reproduz os conteúdos a partir de distintas mídias, como CDs, cartões SD e drives USB. O modelo é o primeiro no Brasil a funcionar com a tecnologia DAISY (sigla em Inglês para Sistema de Informação Digital Acessível), que permite ao usuário com deficiência visual ler conteúdos de livros eletrônicos, por meio de sua estrutura (índice de matérias, páginas, parágrafos, períodos, palavras e caracteres) com a mesma facilidade de pessoas sem problemas de visão; Linha Braille Brailliant – disponível nos modelos BI 32, BI 40 e B 80, produto com acesso tátil (pelo sistema Braille) à informação da tela do computador, celular ou tablet. Sob o comando do usuário do computador, o leitor de telas (software) transforma as informações exibidas em códigos, enviados às telas Braille eletromecânicas do display, onde pinos sobem e descem para formar os caracteres Braille. Os displays Brailliant trabalham com os sistemas Windows e Apple (Mac e IOS) e com os leitores Jaws, NVDA e Window Eyes; Readit – Indicado para pessoas cegas ou com baixa visão, este software permite digitalizar (mediante tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres) documentos impressos ou arquivos eletrônicos importados e exibi-los em distintos formatos ampliados ou ouvi-los com leitura por voz sintetizada de alta qualidade. Os documentos podem ser editados e salvos em várias mídias para serem lidas ou ouvidas em outros aparelhos eletrônicos.

Ainda, outros produtos pedagógicos como Alphaimã (reconhece diferentes tipos de formas, tamanhos, peso e material), Brailito (reconhece forma, tamanho, peso, consistência e material) e Dentro d’Água (reconhece o tamanho dos peixes, contornando as figuras com os dedos, identificando qual o maior, o menor e fazendo o mesmo nos espaços recortados).
LIBRAS ESCRITA editora voltada para a difusão da Libras e da Escrita da Língua de Sinais pelo sistema SignWriting. Na Reatech serão apresentados: o Livro “Escrita de Sinais sem mistérios”, trazendo como exemplos sinais e textos escritos diretamente em Libras; Libras em Jogo, é um jogo de cartas composto por 111 Configurações de Mão da Libras, formas de mão utilizadas para a realização dos sinais. O jogo contém um manual de instruções bilíngue (Língua Portuguesa/ Libras) com dicas de jogos e exemplo de uso de cada Configuração de Mão.
MÉTODOS SOLUÇÕES INTELIGENTES, soluções tecnológicas apresentadas na Reatech 2013: Que Fala! solução para tablets e smartphones que possibilita a comunicação de pessoas com deficiência, onde os pacientes podem interagir diretamente com interlocutores por meio de seus equipamentos, sem a necessidade de intermediários; Multi Aux, solução composta por equipamentos e dispositivos de automação de ambientes que facilita ao dia a dia como equipamentos de detecção de pessoas; controle de travamento e abertura de portas; dispositivos remotos para controle de iluminação; controle da abertura de janelas/persianas; controle de dispositivos de áudio, vídeo e conforto (ar condicionado, lareira eletrônica ou ventiladores); Vibra Bell, campainha inteligente para surdos, é uma campainha especial, envia mensagens para o celular do surdo e este vibra para avisá-lo que tem alguém na porta de sua casa. Mais do que avisá-lo através de facilidades extras é possível ver quem está na porta e até mesmo abri-la de longe, facilitando a vida não só de surdos mas de pessoas com mobilidade reduzida.

NISSAN DO BRASIL, pelo quarto ano consecutivo, a Nissan do Brasil se apresenta na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, a Reatech. Nesta edição, a empresa contará com seis unidades da família Livina (Livina, Grand Livina e X-Gear), sendo quatro em seu estande e duas na área destinada ao test-drive dos visitantes.

Os modelos Livina, são equipados com opções de motores 1.6 e 1.8, atendem adequadamente às necessidades dos portadores de deficiência, seja pela possibilidade de adaptação de equipamentos para esse fim, assim como, pela disponibilização do câmbio automático de quatro velocidades, amplo espaço interno e excelente capacidade no porta-malas para acomodar a cadeira de rodas.
Ainda, os portadores de deficiência que visitarem o estande da Nissan serão recepcionados por um cadeirante, além de contarem com o auxílio de um recepcionista com conhecimentos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libra).
PHONAK, oferece uma gama de aparelhos auditivos para todas as necessidades e dispõe de implantes cocleares para os casos de perda auditiva de grau profundo, além de acessórios para melhorar ainda mais o desempenho desses equipamentos. Durante a Reatech 2013, a Phonak apresentará o primeiro e único aparelho auditivo totalmente invisível e de uso prolongado: o Lyric, adaptado dentro do canal auditivo, por uma fonoaudióloga ou otorrinolaringologista e seu discreto posicionamento a 4mm do tímpano proporciona um som natural por 24 horas diárias. O usuário pode ficar até 120 dias (em média quatro meses) com o Lyric na orelha, sem necessidade de trocar a pilha ou limpar o aparelho. O produto é uma inovação no mercado audiológico, pois permite ao usuário tomar banho, nadar, exercitar-se e dormir com o aparelho.

PRODEF , apresenta na Reatech 2013, aplicativo móvel traduz fala para língua brasileira de sinais. O aplicativo reconhece a voz do usuário e traduz a fala diretamente para Libras, executada por um personagem na tela do celular. Para isso, ele usa como base um dicionário de cerca de 3.700 sinais para eliminar esta barreira de comunicação que há entre ouvintes e surdos, especialmente entre pessoas do mesmo convívio social, como parentes e amigos.
A OTO-SONIC, tem atuação no segmento de aparelhos auditivos e equipamentos médico-hospitalares. Entre os destaques de produtos que serão apresentados no evento está a tecnologia exclusiva ChannelFree ™, desenvolvida e patenteada pela Bernafon, que permite ao som que entra pelos aparelhos auditivos seja processado de forma rápida, em 2,4 milissegundos, proporcionando uma velocidade de 20mil ajustes por segundo. Esta avançada tecnologia é encontrada na linha de aparelhos Chronos 5 / 9, que tem como grandes diferenciais a precisão, durabilidade e tamanho reduzido. A linha é equipada com tecnologia Audio Efficiency™, que maximiza a compreensão da fala e o conforto auditivo.

Uma das grandes atrações será a conectividade, via Bluetooth através de um dispositivo que, integrado ao aparelho auditivo, permite captar e controlar o som da TV. Este dispositivo também funciona como controle remoto para mudanças de volume e de programa e dependendo do equipamento, também é possível controlar a função mudo e a variação entre o som da TV ou o som ambiente ou ambos. O mesmo processo se dá com o som, através do telefone fixo ou celular.

SIGNO SINAL, fabricante de sinalização para acessibilidade, produz placas e mapas táteis personalizados, em todos os tamanhos e materiais. Também desenvolveu o mapa áudio tátil e o totem SOS deficiente que estarão expostos na Reatech e distribui pisos e pinos táteis para pisos. Além disso, a SignoSinal fabrica todos os tipos de Sinalização: Interna, Externa, Para Acessibilidade, de Segurança, Mobiliário Urbano, PDV, entre outros. A SignoSinal criou um vídeo que compara um mesmo ambiente corporativo, com e sem acessibilidade. Com foco na sinalização para acessibilidade, o vídeo mostra as intervenções de sinalização necessárias para transformar o espaço empresarial considerando o Desenho Universal.

VEMEX®, empresa brasileira que oferece soluções inovadoras e de alta tecnologia que superem as necessidades e expectativas das pessoas com deficiência. O objetivo principal é expandir a sensação de liberdade destas pessoas através do desenvolvimento de produtos que aumentem a acessibilidade e garantam a segurança, conforto, performance e o prazer durante sua locomoção. A empresa lança na Reatech 2013 dois modelos de cadeiras de rodas de alto valor agregado: STRIX (cadeira de rodas pantográfica com suspensão semi-ativa e controle eletrônico do sistema de amortecimento) e FALCO (cadeira de rodas monobloco rígida).
WIDEX SUPER é o mais novo aparelho auditivo super potente da WIDEX. Com design reduzido e discreto, foi desenvolvido especialmente para pessoas com perdas auditivas severas a profundas. Possui maior durabilidade da bateria e sistema exclusivo de proteção de microfones contra vento e chuva. A tecnologia avançada com conectividade permite sincronização entre os aparelhos auditivos e a conexão sem fios com outros acessórios (controle remoto, televisão, celular, entradas de áudio).

SERVIÇO

Reatech 2013| XII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
18 a 21 de abril
ENTRADA GRATUITA
Dias: 18 e 19, das 13h às 21h
20 e 21, das 10h às 19h
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Evento Simultâneo: Feira Internacional de Tecnologias em Fisioterapia e Feira Nacional da Pessoa Idosa
- Transporte Gratuito – Estação do Metrô Jabaquara – Saída de Vans na Rua Nelson Fernandes, 400
  

Nenhum comentário: