domingo, 21 de abril de 2013

MÃO BIÔNICA DA TOUCH BIONICS JÁ DISPONÍVEL NA VERSÃO 2.0


MÃO BIÔNICA DA TOUCH BIONICS JÁ DISPONÍVEL NA VERSÃO 2.0

O modelo foi apresentado ao mundo no início do mês passado, através da história de Matthew James (foto), um garoto fã de Fórmula 1 que teve seu pedido por uma mão biônica atendido depois de enviar uma carta para o chefe da equipe Mercedes GP Petronas, Ross Brawn.
Lázaro Britto
Certamente todos ainda lembram-se da comovente história Matthew James (veja a matéria), aquele garoto britânico de 14 anos que em julho deste ano ganhou uma mão biônica da montadora Mercedes. O revolucionário equipamento, produzido e customizado para Matthew pela empresa escocesa Touch Bionics, já está disponível no mercado mundial em sua versão 2.0.
O modelo melhorado da prótese fabricada pela Touch Bionics foi recém lançado com o nome de i-Limb Ultra. Na prática, permanecem os movimentos individuais dos dedos e a rotação do polegar e do punho, mas agora há uma possibilidade de o paciente implantado escolher a força de aperto, para que ela seja proporcional a cada caso específico, como, por exemplo, a usada para pegar um copo ou segurar um saco de lixo.
Outro diferencial é a possibilidade de sustentar um peso de até 90Kg sem danos ao aparelho, além da emissão sonora que alerta quando o nível de bateria cai. A estrutura de alumínio aumenta a durabilidade da mão e, no quesito estético, o implantado pode escolher entre as cores preto e neutro.
TESTE DRIVE – para o amputado de mão que quiser fazer um “teste drive” na i-Limb, a Touch Bionics criou o Virtu-Limb(foto), um produto que permite que a pessoa teste a mão artificial como se estivesse realmente usando. OVirtu Limb consiste em uma cúpula amarela que atua como uma espécie de estação de acoplamento para as próteses da empresa. Ao ser conectado em volta do braço através de uma correia, o equipamento detecta os sinais mioelétricos, que são normalmente utilizados pelos eletrodos na base da prótese.
Daí é só curtir o brinquedinho! Ele pode ser usado para mover uma mão protética real diretamente conectada ao dispositivo. Para quem é amputado de braço, um simulado na tela de um computador conectado via Bluetooth demonstra as manobras realizadas. De acordo com o fabricante, o Virtu-Limb será utilizado para medir os sinais dos pacientes mioelétricos, treinamento do paciente e, claro, para demonstrar a grandiosidade da i-Limb para pacientes.
O dispositivo foi apresentado juntamente com o novo i-Limb Ultra no Orthotic Americano e Associação Prosthetic Assembleia Nacional (AOPA), realizado em Las Vegas este mês, e certamente não estará presente no Congresso Brasileiro de Ortopedia Técnica que acontece em Natal (RN) até o próximo dia 1º de outubro.
Com informações de Med Gadget e Tecnologia In Vitro.

Nenhum comentário: