quarta-feira, 24 de abril de 2013

EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO EM CRECHES


EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO EM CRECHES

por: Colunista Portal
Os recursos didáticos deverão ser adequados às características das crianças
Os recursos didáticos deverão ser adequados às características das crianças
Conforme destacado em Brasil (2005) - subsídio produzido pela Secretaria de Educação Especial do MEC - destinado a qualificar os educadores que atuam com esse público da educação especial, o atendimento educacional para as crianças da educação infantil, deve ser realizado de forma individualizada ou em pequenos grupos além de recomendado o seu desenvolvimento em parceria com os familiares desses educandos.

O Referido documento destaca e “recomenda o uso de material disponível na região, incluindo-se o aproveitamento de sucata” (BRASIL, 2005). Ainda em conformidade com os apontamentos presentes no documento acima referido pode-se destacar acerca dos elementos didáticos: Os recursos didáticos deverão ser adequados às características das crianças. O planejamento pode ser organizado em maternidades, em creches e no lar, contando com a colaboração dos pais, principalmente da mãe, respeitando-se sempre o nível de maturidade da criança. Nessa etapa de seu desenvolvimento, a criança superdotada/talentosa não deverá ser forçada a desenvolvimento precoce, mesmo porque ainda não tem, muitas vezes, evidenciadas as áreas de seus talentos e aptidões. O importante é que a criança se sinta segura e motivada para explorar o meio ambiente. (BRASIL, 2005)


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/44882/educacao-especial-atendimento-em-creches#ixzz2RNkYeKnI

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