06 de Abril: Dia Mundial da Atividade Física
No dia 06 de Abril, amanhã, é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. Este dia é comemorado desde 2004, ano em que a Organização Mundial de Saúde lançou o programa “Move for Health” (Mexa-se por saúde), uma iniciativa global colocada em prática todos os anos com no objetivo de promover a atividade física como fator fundamental para saúde e bem-estar.
Praticar atividades físicas é importante para manter uma vida mais saudável, contribuindo para o aumento na auto-estima, diminuição do estresse. O Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância impulsiona essa iniciativa também para as pessoas com deficiência, principalmente através do Programa de Desenvolvimento de Atividade Motora Adaptada – Prodema. O programa visa fornecer subsídios para a reabilitação das pessoas com deficiência e realização de estudos e pesquisas em Educação Física Adaptada. Dentro do Prodema encontramos um amplo leque de projetos:
- Modalidades de Ginástica, Dança, Natação e Paradesporto (esportes paralímpicos): o projeto, voltado para servidores da UFJF e familiares que possuam deficiência, tem como objetivo a reabilitação e inclusão social a partir das atividades físicas, promovendo uma interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Os encontros acontecem as terças e quintas de 14h às 16h, na Faculdade de Educação Física.
- Vida e Saúde: coordenado pela professora Dra. Eliana Ferreira busca criar um espaço de troca de experiência e construção conjunta de mecanismos de reinserção social para a melhora da qualidade de vida para as mulheres acometidas por câncer de mama. Em 2012 o projeto de extensão “Vida e Saúde: Atividade Física Para Mulheres Com Câncer de Mama” foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). As atividades acontecem as Terças e Quintas-feiras na Faculdade de Educação física e desportos da UFJF e no hospital Asconcer.
- “Atividade Física para autistas”: realizado no ginásio de Ginástica Olímpica da FAEFID, é uma oportunidade de mudança na vida de crianças autistas. Idealizado pela professora Eliana Ferreira, tem o intuito de dar suporte às crianças com autismo, proporcionando a prática de atividades físicas, para o desenvolvimento das habilidades motoras e também como um espaço de socialização e interação. O projeto é realizado Terças e Quintas-feiras às 14h na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.
- Dança: As atividades de dança têm como objetivo proporcionar igualdade de condições para o desenvolvimento do potencial dos alunos e criar formas para que eles se sintam integrados. Tem como público-alvo os alunos da E. E. Maria das Dores, principalmente aqueles com deficiência intelectual. As atividades acontecem na Escola Estadual Maria das Dores, às Quartas de 10h às 12h e de 13h às 15h, e Quintas de 7h30 às 9h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário