quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O CEU NÃO É O LIMITE

Revista Sentidos -


O céu não é limite


Empresa brasileira lança avião adaptado e promove a inclusão de pilotos com deficiência motora na aviação esportiva


Por Cynthia Marafanti

Eles já conquistaram autonomia para dirigir, pedalar e até mergulhar. Para muitas pessoas, essa autonomia já seria o bastante. Mas, para quem está acostumado a enfrentar barreiras de acessibilidade e superar seus próprios limites diariamente, isso ainda é pouco. Agora, pessoas com mobilidade reduzida podem voar! Acaba de ser lançado no Brasil um ultraleve com adaptações nos comandos que envolvem os pés e as mãos. A novidade pode significar a inserção de pilotos com deficiência física na aviação esportiva.

Para pilotar uma aeronave convencional são necessárias ações conjugadas entre os pedais - que controlam a direção - e as mãos - que comandam a inclinação das asas e a aceleração do motor. Porém, para guiar o novo ultraleve P1-LSA Special basta acionar uma alavanca que agrega todas essas funções, permitindo o acesso às pessoas com limitações nos membros inferiores.

E estes não são os únicos benefícios do P1. O ultraleve tem piloto auto- mático acoplado ao GPS, que possibilita o monitoramento de proa e altitude com menos desgaste do aviador. Além disso, abriga todos os comandos padrões de um modelo comum, para que o piloto possa voar de forma convencional. “Tudo foi minuciosamente pensado para a acessibilidade. A funcionalidade diferenciada, os bancos foram projetados para dar maior estabilidade e segurança aos pilotos”, explica Michele Perrone, diretor da Rallye Design, empresa que desenvolveu os assentos adaptados para esse modelo.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>
Principal :: ed 60 - 2010
Paralisia cerebral, um obstáculo a ser vencido
Educação :: ed 54 - 2009
Educar na diversidade é aceitar desafios
Diversos :: ed 60 - 2010
O céu não é limite
Notícias :: 06/10/10
XIII Jornada Científica AVAPE
Notícias :: 06/10/10
Um livro para todos
Notícias :: 05/10/10
Resultado do Concurso Cultural - Sem Obstáculos

Nenhum comentário: