terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reabilitação e inclusão Exposição sobre novidades tecnológicas para reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência ilustrou o evento







Reabilitação e inclusão
Exposição sobre novidades tecnológicas para reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência ilustrou o evento
Tamanho da fonte:
-A
+A










O II Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência aconteceu no WTC Sheraton, na capital paulista, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2010. Segundo a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a ênfase do evento foi no protagonismo das pessoas com deficiência. "O enfoque foi em ciência, tecnologia e em mercado, porque é preciso fomentar dentro do mercado este novo ciclo econômico, que tem grande significado para toda sociedade e para sustentabilidade deste negócio que se chama inclusão social".

Na ocasião, o governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman e a Secretária, anunciaram juntos, o decreto que institui o Programa de Acessibilidade Comunicacional da esfera pública estadual. O decreto prevê que a compra e a edição de todo material bibliográfico realizado pelo Governo do Estado estejam disponíveis no padrão internacional Digital Acessible System. Conhecido pela sigla Daisy, o programa permite a navegação, no texto escrito ou falado, por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador e também a reprodução de arquivos de áudio em equipamentos específicos. Com isso, o sistema gera acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou que apresentem algum tipo de limitação na leitura.

A implementação do programa obedecerá à conclusão dos estudos da Comissão Paulista de Acessibilidade em Material Bibliográfico. O grupo será integrado por representantes das pastas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Gestão Pública e Cultura. O prazo de apresentação do estudo é de 60 dias, a partir da data de instalação dos trabalhos.

Neste ano, além da novidade do decreto que prevê acessiblidade digital, outra novidade foi o lançamento de um triciclo motorizado que facilita o acesso do cadeirante para entrar no veículo, sem o apoio de terceiros. O produto disponibiliza lugar para levar um passageiro (carona), opção de marcha ré para manobras e parar de costas para a calçada, fazendo com que o cadeirante desça do veículo direto na calçada.
enviar por e-mail enviar por e-mail
imprimir matéria imprimir matéria
© Copyright - Todos os direitos reservados
IES - Instituto Brasileiro de Empreendedorismo Social

Nenhum comentário: