terça-feira, 26 de outubro de 2010

siglas: AEE e PDI.

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma nova interpretação da educação especial, que antes substituía o ensino comum para alunos com deficiência. Esse atendimento passou a complementar a formação desse aluno, que tem o direito a cursar o ensino regular, nas turmas das escolas comuns.
O atendimento educacional especializado é feito em horário oposto ao das aulas curriculares, nas chamadas salas multifuncionais, equipadas com computadores, softwares especiais para uso de pessoas com deficiência e farto material didático. Esses espaços funcionam preferencialmente em escolas comuns da rede pública e são oferecidas pelo programa "Educação inclusiva – Direito à diversidade", da Seesp. Nessas salas não se ensina os conteúdos do currículo da escola, mas outros conhecimentos fundamentais para que as crianças possam ultrapassar as limitações provindas da deficiência, TGD´s ou Superdotação e cursar as escolas comuns com seus colegas com desenvolvimento natural.
O Plano de desenvolvimento Individual (PDI)é o instrumento que auxilia na superaçaõ das concepções conteudista,
disciplinar, descontextualizada, burocrática, tecnicista e reducionista da pedagogia tradicional e favorece a construção de uma visão mais complexa da práxis pedagógica.
A partir do PDI, a avaliação escolar, passa a assumir um caráter diagnóstico, processual e contínuo e implica a escola nos processos de
aprendizagem dos alunos, vinculando a prática da avaliação da aprendizagem ao seu projeto pedagógico, à visão epistemológica que o mesmo encerra. Trata-se desta maneira da visão formativa de avaliação.

Como sempre ressalto neste grupo a concepção de Educação Especial está muito além das leituras que hoje as escolas fazem deste lugar. É necessário uma mudança grande não nos lugares, mas na cabeça das pessoas. É uma limpeza conceitual muito grande que ainda precisa ser feita. Educação Especial não está somente em Leis mas sim nas escolas. Enquanto estas não assumirem isso continuaremos a ouvir aquele velho discurso: "Não estamos preparados"...
Já pensou se chegassemos a um hospital infartando e o médico nos disesse: "não estou preparado para te atender"... ????!!!!
Abraços fraternos,
Profª Adriana Bueno

--- Em autismo@yahoogrupos.com.br, Monica Cadorin escreveu
>
>
> Adriana
> Me perdi nas siglas: AEE e PDI. Acho que entendo o que é AEE (alguma coisa de educação especial) mas PDI nem me passa pela cabeça o que pode ser.
> Você pode explicar?
> Obrigada
> Mônica, mãe da Maria ClaraRio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário: