quarta-feira, 12 de maio de 2010

Câmara realiza debate sobre paraolimpíadas


Proposto pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados realizou na terça-feira, dia 4, uma audiência pública para debater as Paraolimpíadas no Brasil. Participaram do evento o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, e o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber.

“Este tema é indispensável de ser abordado porque é preciso pautá-lo na nossa ordem do dia. As atenções se voltam como um jogo olímpico como um todo e é necessário cada vez mais enfatizar e trazer estatura aos jogos paraolímpicos”, disse Leite durante a reunião.

Jorge Steinhilber afirmou que a realização de grandes eventos no Brasil, como Copa e Olimpíadas, mostra que o esporte tanto pode servir para a inclusão social e saúde como para a conquista de medalhas.

“O Brasil é hoje a capital esportiva mundial. O que estamos trazendo para discussão é a possibilidade de aproveitar todo esse processo em que todos nós estamos envolvidos”, diz.

Já Andrew Parsons destacou o avanço do esporte paraolímpico no Brasil com mais investimentos. ”Com a lei Agnelo Piva tivemos a oportunidade de ter um planejamento de curto, médio e longo prazo. Em 2004, em Atenas, tivemos a melhor participação brasileira até então nos jogos paraolímpicos”, informou. Além disso, Parsons afirmou que o aumento do interesse pelo esporte fez com que mais pessoas buscassem o exercício físico como forma de lazer, saúde e bem-estar.

“A gente sente no dia-a-dia que mais pessoas com deficiência estão buscando academias, orientação de profissionais para uma atividade física”, conclui Parsons.

Nenhum comentário: