Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Análise do filme Oitavo Dia - Síndrome de Down
O presente filme nos remete a várias questões que permeiam o universo das pessoas portadoras de necessidades especiais bem como de seus familiares, sem nos esquecermos é claro, da sociedade que o “acolhe”.
Ressalta-se que esta análise está pautada em um indivíduo portador da síndrome de Down, que é caracterizada pelo excesso de material genético proveniente do cromossomo 21.
Seus portadores apresentam três cromossomos 21, ao invés de dois, por isto a síndrome de Down é denominada também trissomia do 21.
Os portadores da síndrome de Down apresentam algumas característica como, por exemplo: perfil achatado, orelhas pequenas com implantação baixa, língua grande, prostrusa e sulcada, atraso mental, hipotomia muscular entre outras.
Um dos primeiros problemas vivenciados pelos portadores de necessidades especiais, diz respeito à família. No presente filme, pode-se notar este trama, quando George reencontra sua irmã e a mesma não o acolhe em sua casa.
Percebe-se também a dificuldade do cunhado em aceitá-lo, bem como certo desabafo da irmã, ao falar da atenção que sempre o irmão recebera da mãe, demonstrando certo ciúme.
Esta passagem ilustra bem, a dificuldade encontrada por algumas famílias em administrar a atenção entre os filhos que não apresentam nenhuma alteração com os filhos especiais.
Podemos incluir nesta problemática comportamentos como excesso de carinho, e consequentemente uma superproteção, que pode se tornar um empecilho para o desenvolvimento social e até mesmo intelectual, uma vez que este comportamento impede a criança de participar de atividades que podem estimulá-las de forma considerável.
Outro fator ilustrado no filme diz respeito ao modo como os portadores de necessidades especiais são recebidos em nossa sociedade, demonstrando assim o déficit na proposta de inclusão de social. O nosso meio social desconsidera as pessoas especiais, é como se elas não apresentassem desejos, vontades, gostos e sonhos.
É como se as pessoas ditas “normais”, encarassem as especiais como coadjuvantes dos responsáveis, ou seja, elas existem graças aos cuidados e dedicação recebidos de outrem.
Essa questão pode ser demonstrada quando George entra na loja de sapatos e o gerente pergunta Harry qual o modelo ele gostaria de comprar, desconsiderando George, que estava a olhar os modelos existentes na loja ou quando a garçonete se assusta e sai correndo de George, que vai lhe presentear ou até mesmo pelo olhar das pessoas quando Harry vai passear com George de carro.
Nota-se também questões relacionadas a sexualidade. Sabe-se que os portadores da síndrome de Down demonstram uma sexualidade mais acentuada.
George via-se encantado por todas as mulheres que lhe demostrassem um pouco mais de atenção, querendo presenteá-las, falando frases bonitas, demonstrando desejo de constituir família, chegando a imaginar o nome dos filhos.
Diante destas questões, pode-se perceber a importância de um acompanhamento psicológico para as pessoas portadoras de necessidades especiais bem como para seus responsáveis, uma vez que este pode ser extrema valia; auxiliando na compreensão de todo o sistema familiar, os medos, os fracassos, as desilusões, além das funções atribuídas ou depositadas em cada integrante desta família, sem nos esquecermos também do auxílio que este profissional pode apresentar para encarar e propor mudanças sociais que possam facilitar a inclusão desses indivíduos em nossa sociedade.
Postado por Ponto de Equilíbrio às 14:42
Marcadores: Psicologia dos Portadores de Necessidades Especiais, Psicologia Social
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