As redes sociais são um importante canal de informação da sociedade e, obviamente, estão possibilitando uma intensa troca de informações neste momento. Na rede circulam muitas verdades e também muitas mentiras. Por isso, é fundamental observar detalhes, refletir e pesquisar sobre todas as informações.
Entre as coisas boas e úteis postadas na rede, destacamos essas recomendações jurídicas atribuídas ao Eduardo Marinho. São orientações importantes para quem vai participar das manifestações:
1. A polícia PODE te deter, por alguns minutos, para “averiguação”. Ou seja, para verificar se você está carregando bombas, armas, drogas, etc. A polícia NÃO PODE te prender para averiguação, te jogar em um camburão, e te levar para a delegacia;
2. Se você for pego cometendo algum crime (independente das razões para isso), você poderá ser preso. Se você estiver portando drogas, bombas, armas, ou estiver depredando o patrimônio público, a polícia PODE E DEVE te prender e te levar para a delegacia;
3. Você tem o direito de permanecer calado diante de qualquer pergunta, de qualquer autoridade.
4. Você também tem direito, na delegacia, de contar com o auxílio de um advogado. Se você for preso, levado para a delegacia, e quiserem tomar o seu depoimento, EXIJA um advogado presente.
5. Na delegacia, LEIA TUDO ANTES DE ASSINAR! Se o que estiver escrito não for a realidade, ou se você não disse alguma coisa que está escrita, NÃO ASSINE;
6. Se você for preso, não adianta discutir com o policial. Não reaja. Anote o nome de todos. Grave-os na sua memória.
7. Qualquer revista da polícia, em você ou em mochilas, DEVE SER FEITA NA PRESENÇA DE TODOS. A polícia NÃO PODE pegar a sua mochila e ir verificá-la longe dos olhos de todos.
8. Se você estiver machucado, EXIJA ATENDIMENTO MÉDICO IMEDIATO, mesmo antes de ir para a delegacia. A sua saúde deve ser mais importante do que a sua prisão.
9. Alguém foi preso ou está precisando de auxílio de algum advogado, entre em contato pela página “Habeas Corpus Movimento Passe Livre Manifestação 17/6”. Já somos mais de 4000 dispostos a te ajudar, gratuitamente.
10. Se você vir alguém sendo preso, FILME! E, se souber o nome de quem está sendo preso, colete outros nomes ao redor, com telefone para contato, que poderão no futuro servir de testemunhas. Após, entre em contato com a pessoa que foi presa e repasse as informações.
E lembrem-se: uma luta séria, sem violência, sem destruição de patrimônio público, dá mais força ao movimento. Não seja violento, para não legitimar a violência policial.
Fonte: http://infojovem.web101.f1.k8.com.br/blog/2013/06/20/manifestacao-direitos-2013/
Leia também:
Seminário internacional de educação em direitos hu...
O nosso desafio, enquanto educadores, é incidir na...
O nosso desafio, enquanto educadores, é incidir na...
De domingo a domingo: veja o ano das criancinhas a...
Paráfrase da Mestra em Letras: Lya Luft O contr...
Paráfrase da Mestra em Letras: Lya Luft O contr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário