Os programas curriculares da Educação Física Adaptada (EFA) no Brasil ainda necessitam de uma sistematização mais aprofundada, ainda somos jovens nessa área, estamos na adolescência, quase maduros. Um dos antigos debates acadêmicos são as restrições – parciais ou completas – sobre as terminologias e os temas médicos (reabilitação), que norteavam quase que completamente os antigos cursos da EFA. Isso também acontece com os cursos da Educação Especial (Inclusão), e por isso, a resistência é grande.
Noves fora sem retomar qualquer discussão sobre isso, deixo a seguir uma contribuição – processo de avaliação – que pode ser usada nos cursos de reabilitação/inclusão.
A – AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES: usar um processo de avaliação que reúna informações subjetivas e dados objetivos sobre o aluno e o problema.
1) Informação subjetiva (história). Faça perguntas de modo que o aluno descreva como ele percebe seus sintomas.
2) Dados objetivos (avaliação clínica – quando for o caso). Administre sistematicamente testes que definirão estruturas anatômicas envolvidas nas atividades físicas e as limitações funcionais do aluno.
3) Análise. Assim que são coletados os dados objetivos e subjetivos sobre o paciente, a informação é então integrada para determinar um quadro geral do aluno e problemas apresentados.
B – DESENVOLVER UM PLANO. Após determinar as necessidades do aluno, o próximo passo é planejar às atividades, o que envolve o estabelecimento de Metas de Trabalho e o desenvolvimento de um Plano de Assistência.
1) Estabeleça as Metas de Trabalho baseadas em:
a- os problemas identificados na avaliação.
b- O estado psicológico, com o ajuste do aluno ao problema, motivação e personalidade.
c- Reações e expectativa sócio-econômicas e culturais.
d- Acompanhamento da família.
e- Planos e metas vocacionais.
2) Desenvolva o PLANO DE ASSISTÊNCIA, baseado nas metas.
3) Concretize o Plano. Avalie e analise a efetividade dos procedimentos e técnicas e modifique-os, assim como o plano de trabalho, sempre que for necessário.
4) Programa domiciliar. Um programa domiciliar deve ser encarado como uma extensão do plano de assistência.
C – METAS DOS EXERCÍCIOS ÀS PCD
Desenvolver as metas planejadas e o plano de assistência. Os efeitos positivos dos exercícios incluem o desenvolvimento, melhora, restauração ou manutenção da Qualidade de Vida. Deve constar:
a) Exercícios de força;
b) Resistência à fadiga;
c) Mobilidade e flexibilidade;
d) Relaxamento;
e) Coordenação e outras habilidades.
Adaptado de KISNER, C. e COLBY L.A. (Exercícios Terapêuticos, Fundamentos e Técnicas, Ed. Manole, 1997)
Obs: nos casos das aulas de Educação Física nas escolas, adapta-se os conteúdos do currículo às propostas apresentadas nesse anexo.
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