sábado, 9 de outubro de 2010

FloreSer: Recreação ajuda crianças durante tratamento de saúde

FloreSer: Recreação ajuda crianças durante tratamento de saúde


Recreação ajuda crianças durante tratamento de saúde

Sanfoneiro leva música à sala de espera de hospital
O pequeno Lucas da Silva Santos, de 7 anos, é um guerreiro que luta contra a leucemia faz mais de ano e meio. Seu tratamento é árduo e penoso, mas transcorre de forma humanizada. A cada sessão de quimioterapia, uma recreadora e uma psicóloga capricham na “aplicação” das atividades lúdicas, com objetivo de elevar a autoestima e minimizar a ansiedade do garotinho.
A inserção do lúdico, da recreação profissional, no tradicional ambiente hospitalar, contribui para amenizar o sofrimento do paciente mirim, segundo explica a psicóloga Susan Antunes Melro, pós-graduada em Psicologia Hospitalar e que aplica conhecimentos na Casa da Criança, apêndice do Hospital do Açúcar, especializado no tratamento de crianças com câncer.
O músico José Leonardo Pereira de Lima, o “Léo do Acordeon”, já trabalhou como açougueiro, pedreiro, pintor e até mesmo embalador de supermercado, mas não imaginava que um dia ganhasse dinheiro com a prestação de serviços musicais em uma recepção de hospital, onde a clientela está nervosa e ansiosa à espera do diagnóstico, antes ou depois de tratamento para curar enfermidades variadas.
“Começo com músicas calmas e, aos poucos, vou agitando a plateia”, explica o músico que alegra a recepção do Hospital do Açúcar todas as manhãs, de segunda a sexta-feira.

Nenhum comentário: