domingo, 17 de outubro de 2010

Crianças com asma podem praticar esportes? - Filhos - iG

Crianças com asma podem praticar esportes? - Filhos - iG


Foto: Celso Pupo/Fotoarena
Bárbara e o filho, Bruno: ele joga futebol, anda de bicicleta e nunca teve uma crise durante a realização de qualquer uma dessas atividades
As crises respiratórias da criança com asma têm muitos gatilhos, desde o contato com objetos ou lugares empoeirados até uma mudança climática muito brusca. Porém, ao contrário do que muitos pensam, realizar esportes não é necessariamente um fator desencadeador de crises. Se a criança estiver recebendo tratamento e acompanhamento médico, a prática de atividades físicas só tem a contribuir para o bem-estar e a saúde.

Segundo o alergista Flávio Sano, doutor pela Unifesp e diretor médico da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (SBAI), a criança asmática, assim como o adulto, deve ser tratada como um indivíduo comum. “Embora 60% delas possam sofrer com os sintomas da asma ao realizarem esforços físicos, se a doença estiver controlada e a criança orientada de como proceder diante de alguma crise, ela pode e deve realizar esportes”, diz o especialista. E não precisa ser obrigatoriamente a natação.
http://delas.ig.com.br/filhos/criancas+com+asma+podem+praticar+esportes/n1237801070606.html


Nenhum comentário: