sábado, 5 de junho de 2010

Atleta paraolímpico brasileiro Anão bate recorde mundial no disco











Jonathan Santos tem acondroplasia, popularmente conhecida como nanismo, e já era o dono do melhor lançamento



Twitter do iG Esporte: Principais notícias, fatos inusitados, vídeos e opinião

A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação começou com o pé direito:

O alagoano Jonathan Santos, da classe F40, bateu o recorde mundial no lançamento de disco, neste sábado ao alcançar a marca de 37,88m.

O atleta, que tem acondroplasia, popularmente conhecida como nanismo, já era o dono do melhor lançamento: ele havia feito 36,82m, ano passado, no Parapan Juvenil, na Colômbia.

"As coisas deram certo hoje, eu encaixei o lançamento", explicou Jonathan, radiante. "É uma sensação de trabalho cumprido muito boa", concluiu o atleta, que já fez a melhor marca do mundo seis vezes.

Jonathan foi um dos poucos que conseguiu superar o sol quente e o vento forte, que maltrataram os atletas na pista da Unifor.

"Pelo calor, o resultado foi bom. Aqui é muito difícil fazer uma marca melhor", lamentou Odair dos Santos, que conquistou o ouro, mas ficou abaixo do que esperava.

Cinco atletas conseguiram quebrar o recorde brasileiro de sua prova.

Foram eles: Ariosvaldo Fernandes (CETEFE), da classe T53, fez os 100m em 15s13;

Raquel Adrian Alves (CTLP), T37, correu os 100m em 16s58;

no lançamento de dardo, Denis Anderson (APP), da classe F55, marcou 23m94;

e no arremesso de peso, Maria Joselita da Silva (ADDECE), F56, fez 7m78, enquanto Rosenei Herrera (ADD), F36, marcou 7m84.

No halterofilismo, também na Unifor, dois recordes brasileiros logo pela manhã.

Cleide Campos, da classe abaixo de 40kg, de Uberlândia-MG, superou o recorde brasileiro (52,5kg), que era dela mesma levantando 53,5kg.

René Belcasse, da classe até 48kg, do Rio Grande do Norte, levantou 57,5kg, melhorando o recorde brasileiro, que também era dela, em 2,5kg.

Na piscina, mais recordes - Na competição de natação, que está sendo disputada no Náutico Atlético Cearense, na parte da manhã não houve quebra de recorde mundial, mas nove novas marcas brasileiras, além de oito da competição foram estabelecidas.

As mulheres se destacaram, sendo responsáveis por sete dos nove recordes nacionais. Camille Rodrigues Ferreira da Cruz, da classe S9, entrou na lista duas vezes.

A nadadora da Andef venceu os 100m livre e costas, com os tempos de 1m10s40 d 1m21s90 respectivamente. Outra marca muito comemorada foi a do nadador local Carlos Alberto Lopes Maciel, da ADM-CE, que ganhou os 100m borboleta na classe S8 com o tempo de 1m19s33, recorde da competição.

Os grandes nomes da natação brasileira também confirmaram o favoritismo. Daniel Dias, da S5, entrou na piscina duas vezes e saiu da água com duas vitórias e dois recordes da competição.

Nos 200m livre ele venceu com 2m33s68, na prova que teve a presença também de Clodoaldo Silva, segundo colocado, enquanto nos 50m costas ele ganhou com 37s59.

André Brasil foi outro favorito a vencer sem muitos problemas nos 100m borboleta, também batendo a marca da competição, com o tempo de 57s39.

Verônica Almeida, da ABAD, quebrou o recorde brasileiro dos 100m livre na S7, com 1m31s96.

O Circuito - A primeira etapa nacional do Circuito Brasil Paraolímpico de Atletismo, Halterofilismo e Natação acontece este fim de semana, 29 e 30, em Fortaleza (CE), e reúne mais de 500 atletas, de 109 clubes e 20 estados.

As provas do Circuito serão realizadas na Unifor e no Náutico Atlético Cearense. No sábado, as competições vão das 08 às 18 horas, com pausa para o almoço.

No domingo, das 08 às 12 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário: