sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SMV - Drogas e álcool

SMV - Drogas e álcool

Saúde Mitos e Verdades

DROGAS E ÁLCOOL

Drogas e álcool são cada vez mais consumidos nas sociedades modernas. O conforto e as facilidades que a tecnologia proporcionou para muitas sociedades não foram suficientes para que o uso dessas substâncias diminuísse.

Os Estados Unidos investem bilhões de dólares no combate ao tráfico e ao que tudo indica estão perdendo a guerra. Felizmente, muitos pais já se deram conta de que o tratamento mais eficiente no combate as drogas é feito em casa. Mas, além dos fatores sociais e familiares, existem indivíduos psicologicamente predispostos ao alcoolismo e ao uso de drogas? Existiriam fatores biológicos que levariam essas pessoas a roubar e até matar para obter um pouquinho de crack, por exemplo?

Drogas e álcool é o tema do Programa Saúde Mitos & Verdades, apresentado pelo Dr. Paulo Palma e tendo como convidados: Dr. Ronaldo Laranjeira - PhD em psiquiatria pela Universidade de Londres, professor de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina e autor do livro Mitos & Verdades sobre o Alcoolismo; Dra. Ana Maria Magalhães Vechia, psicóloga, professora da Fundação Campineira de Saúde Mental "Prof. Maurício Knobel" e do Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e da Adolescência de São Paulo e Dr. Antônio Carvalho de Ávila Jacintho, médico psiquiatra e psicanalista do departamento de psicologia médica e psquiatria e do ambulatório médico da Unicamp.

O programa aborda a dependência química e psíquica das drogas e do álcool, a questão do custo social do cigarro que mata mais pessoas que todas as drogas juntas, as estratégias de controle social das drogas e o que é o alcoolista, entre outros assuntos. Apresenta depoimento do jogador de futebol Dinei, suspenso por 6 meses por uso de cocaína constatado no exame antidopping.

Os convidados respondem perguntas da população como se uma pessoa que bebe uma cerveja todo dia pode ser considerada alcoólatra, se o uso contínuo de psicotrópicos induz à dependência e sobre o problema de troca de agulhas e seringas.

Assista ao vídeo do Programa em Real Player.



Dr. Paulo C. Palma

Dra. Ana Maria M. Vechia

Dr. Ronaldo Laranjeira

Dr. Antônio C. de Ávila Jacintho

anterior índice próxima

Nenhum comentário: