domingo, 17 de outubro de 2010

O método do ABA aplicado a autistas

O método do ABA aplicado a autistas

«I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro»

:: 2009-05-14

ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
ABA têm obtido resultados de sucesso com crianças autistas
O Centro ABCReal Portugal – Cooperativa de Solidariedade Social e instituição que é responsável pela implementação do primeiro centro de intervenção baseada em Applied Behavior Analysis (ABA) em crianças e jovens autistas – irá realizar o «I Congresso Internacional de Análise Comportamental em Portugal: Passado, Presente e Futuro». O encontro prevê reunir peritos mundiais no domínio do ABA ou Análise Comportamental Aplicada, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 18 e 19 de Junho.


O Applied Behavior Analysis é uma área científica com 40 anos de investigação e história, sendo a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo, com taxas de recuperação para um “funcionamento normal”que atingem, nos estudos com melhores resultados, os 47 por cento.

A importância do autismo é cada vez maior devido ao seu misterioso e intenso crescimento e segundo os organizadores, a intenção deste congresso é colocar Portugal no centro do mundo, informando-o para melhor intervir.

O autismo é uma doença de desenvolvimento com crescimento mais rápido nos últimos anos e a sua prevalência é superior à da paralisia cerebral, da surdez, dos défices de visão, à diabetes, à SIDA e às neoplasias da infância todas somadas.

Crianças autistas têm grandes possibilidades de resultados de sucesso se a intervenção for iniciada em idades muito jovens e uma das metodologias mais bem sucedidas é a ABA. Das crianças incluídas no programa, 47 por cento podem atingir um funcionamento “normal”.

---
publicado em: "http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=31652&op=all"

Nenhum comentário: