quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Senai investe na Inclusão Social

Posted: 25 Feb 2014 04:34 AM PST
Pessoas de deficiência terão mais
espaço no mercado. 

Foto: Everton Amaro FESP
A unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Almirante Tamandaré, em São Bernardo, começa a desenvolver projeto para aproximar a escola técnica às empresas e garantir a inserção dos alunos portadores de deficiência no mercado de trabalho. A oficialização do projeto está prevista para maio.

José Heroíno de Souza, diretor da unidade, diz que o Senai será ponte entre as entidades desenvolvedoras de atividades específicas para portadores de deficiência e as empresas. "Vamos identificar os setores que viabilizam a entrada destes alunos e garantir a capacitação", explica Souza.

O diretor afirma que as barreiras são poucas para estes alunos, pois já presenciou a formação de um aluno deficiente visual no curso de mecânica de automóveis e de um deficiente auditivo na operação de processos industriais. "Os limites variam de acordo com o estudante e a empresa que o contrata. Capacidade todos eles têm", aponta. Em 2014, a unidade identificou o maior número de estudantes deficientes desde 2011. São 54 alunos matriculados em cursos voltados à administração, logística e gestão empresarial.

Souza também comemora a grande procura pelo curso Técnico em Qualidade, iniciado no segundo semestre de 2013. "Tivemos 15 alunos para cada uma das 32 vagas por turma e alguns dos alunos já conseguiram ingressar na área em empresas da região", afirma.

São Caetano

Em São Caetano, o Mestrado Profissional de Manufatura Digital, novidade em todo o Estado, estava previsto para iniciar as atividades na nova unidade do Senai na cidade, mas foi reprovado na primeira análise do MEC (Ministério da educação). O projeto será reestruturado e a quantidade de doutores para atuar na unidade será ampliada.

O novo prédio da unidade Engenheiro Armando de Arruda Pereira, em São Caetano, será inaugurado em breve. Atualmente, na rua Niterói, a escola passará a funcionar na rua Santo André, onde o número de alunos passará dos 6 mil para 12 mil matriculados.


Nenhum comentário: