quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Álcool e Moto. Queda na Certa

Posted: 25 Feb 2014 08:49 AM PST
Campanha alerta para alto risco de unir moto e bebida
Os anúncios chamam atenção para os altos riscos da perversa associação entre bebida e o ato de pilotar.
“Muita gente usa moto como se fosse um brinquedo e nunca acredita no risco real e muito alto de danos graves”, alerta o diretor do Detran, Antônio Vasconcelos. Ele sublinha a importância de destacar esses riscos no conteúdo da campanha. “Não dá para colocar panos mornos sobre esse tema e precisamos recorrer a uma linguagem mais chocante para sensibilizar as pessoas. É inegável: unir a moto com o álcool é ter muito pouco apego à vida, porque invariavelmente misturar álcool e direção resulta em acidente grave”, diz.
A campanha começa neste fim de semana também como alerta para quem vai brincar o carnaval. É nesse período que acontecem o maior número de acidentes com veículos, onde os casos envolvendo motos representam mais de 70% dos registros. “A moto é um grande veículo, mas há um descaso enorme com a segurança e as consequências costumam ser dramáticas”, destaca Vasconcelos. Ele adverte para o uso do capacete. “Antes de ser um item obrigatório por lei, é imprescindível pela segurança do usuário”, observa. No caso do álcool, não combina nem com moto nem com qualquer outro tipo de veículo.
Detran diz que a campanha vai incluir material para rádio, TV e veículos impressos, além de outdoor e publicações para distribuição direta, como folder e leque. Depois do carnaval, a campanha terá uma nova fase, incluindo ações noturna nas áreas de bares e restaurantes. “A gente quer que as pessoas se divirtam, mas de forma consequente, sem irresponsabilidade”, diz Vasconcelos.
Campanha usa tarô como gancho criativo
A campanha sobre o risco de unir bebida e moto vai se utilizar das cartas do tarô. A ideia é mostrar o quanto é previsível a tragédia, quando o piloto ingere bebida antes de conduzir a moto. Criada pela Eclética, a campanha se vale de um apelo bem direto: “Álcool e moto. É previsível: queda na certa”.
trauma na coluna.   .trauma na coluna
A intenção é mostrar que as tragédias no trânsito, após a ingestão de bebida não representam nenhuma surpresa. Na verdade, trata-se de consequência bem previsível. Daí, a campanha estimula o uso responsável do veículo e também alerta para as consequências. Para isso, utiliza uma cartomante, que adverte para efeitos como ficar cadeirante, amputado ou tetraplégico.
Campanha alerta para alto risco de unir moto e bebida( Foto: Divulgação)”A gente pede desculpa por utilizar essa linguagem tão dura, e por envolver situações difíceis. Mas é preciso que as pessoas tenham a consciência do risco que correm quando usam indevidamente um veículo tão extraordinário como a moto. A campanha tenta despertar para isso”, diz o diretor do Detran, Antonio Vasconcelos.
Fonte: Portal do Governo do Estado do Piauí

Nenhum comentário: