sábado, 6 de dezembro de 2014

A importância da atividade física para pessoas com deficiência


(*) Rodrigo Carvalho


PUBLICIDADE
Contexto: Em 03 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Física. Pensando nessas pessoas e em suas particularidades para conseguir um condicionamento físico adequado, sugerimos a produção de uma matéria que apresente diversas possibilidades de práticas esportivas, que podem ser realizadas independentemente de limitações. Uma atividade física quando feita de forma adequada pode trazer diversos benefícios para o deficiente físico. Fortalece os músculos de quem, muitas vezes, necessita da força para empurrar uma cadeira de rodas ou andar sobre o apoio de muletas. Na maioria dos casos, a atividade física pode ser realizada sem problemas e é muito recomendada para a saúde e bem-estar do indivíduo. Hoje em dia, já existem aparelhos adaptados em academias e também quadras Paradesportivas, como uma existente na cidade de Bauru. O fisiologista e preparador físico Gustavo Barquilha ressalta que, independente se a pessoa tem ou não uma deficiência física, é de extrema importância passar por uma avaliação antes de começar a atividade e, no caso do deficiente, fazer as adaptações necessárias, seguindo sempre as orientações médicas. No entanto, de modo geral, atividades físicas sempre fazem bem para o corpo e a mente.
Enfoque: demonstrar a importância da atividade física também para as pessoas com deficiência, uma vez que a prática esportiva auxilia na busca de uma melhor qualidade de vida, ajuda a melhorar a saúde, resgata a autoestima e estimula interações e relações sociais.
Questões
A pessoa com deficiência pode iniciar uma atividade física a qualquer momento?
Como avaliar o condicionamento físico da pessoa com deficiência? O perfil é caracterizado a partir de sua deficiência ou por suas habilidades?
Existe algum caso específico ou restrição que impeça a pessoa com deficiência de se exercitar? Qual?
Qual o melhor lugar para um deficiente praticar uma atividade física?
Em sua opinião, o número de academias adaptadas atende a demanda dos deficientes por espaços de prática esportiva?
A partir de qual idade uma criança com deficiência física pode começar a praticar esporte?
Tem algum cuidado especial ou restrição?
Existem exercícios específicos para pessoas portadoras de deficiência?
Além da saúde do corpo, a prática de exercício físico pode contribuir também para a saúde emocional e social? De que forma?
É comum acontecerem acidentes enquanto a pessoa com deficiência pratica alguma atividade? Como evitar? Quais medidas de prevenção?
Fonte
Gustavo Barquilha - Fisiologista, Mestre em Ciências do Movimento Humano, Preparador Físico de Atletas de Alto Nível (MMA), Consultor Técnico em Suplementação Nutricional e Professor e Coordenador de pós-graduação em cursos da área de Educação Física.
Minicurrículo
Bacharel em Educação Física, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é Consultor Técnico da Integralmédica Suplementos Alimentares, preparador físico da 011 MMA TEAM, fisiologista na academia XGym e Professor Convidado de cursos de Extensão e Pós-graduação. Também colabora na preparação física de vários atletas de alto rendimento em esportes de endurance e combate,atuando também como consultor de diversas revistas na área Fitness e esportes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento de Força e Preparação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Prescrição e Monitoramento do Treinamento Desportivo.


Por: Carvalho Comunicação Estratégica 

Nenhum comentário: