sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Empresário cria centro de tratamento gratuito para crianças autistas



Luis Davantel, fundador do projeto: 
"Meu objetivo é oferecer o melhor 
tratamento possível a custo zero" 
(Foto: Fernando Moraes)
O empresário Luis Davantel, de 48 anos, que atua em uma companhia do setor imobiliário, lançou seu maior investimento há quatro anos. Em umacasa alugada de 400 metros quadrados nobairro da Vila Mariana, fundou o Projeto Amplitude, um centro de tratamento gratuito para crianças de até 7 anos diagnosticadas com autismo.

No local, são atendidas apenas famílias com renda mensal inferior aseis salários mínimos. As terapias são feitas duas vezes por semana por uma equipe de vinte profissionais das áreas de psicologia,fonoaudiologia, terapia ocupacional e pedagogia. “Meu objetivo é oferecer o melhor tratamento possível a custo zero. Por isso,todos os professores são contratados e precisam mostrar resultados”, conta.

Atualmente, quarenta menores frequentam aulas por lá de segunda a quinta. Desde que começou,a iniciativa atendeu 150 casos.O Amplitude nasceu de uma experiência pessoal do empresário. Pedro, seu primogênito,foi diagnosticado com autismo quando tinha 18 meses (hoje está com 11 anos). “Com as terapias e atendimento especializado,ele apresentou um progresso fantástico”, conta Luis.

O tratamento, no entanto, é dispendioso e inacessível a pessoas carentes.Buscando preencher essa lacuna, ele pôs de pé o projeto, hoje referência no meio médico.Para manter os atendimentos, Davantel conta com a ajuda de oitenta doadores. O orçamento de 2015 está previsto em 1,4 milhão de reais. “Se eu puder ajudar essas crianças por 100 anos, farei isso.”

Fonte: Veja SP

Nenhum comentário: