quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Programa Esporte RJ é consolidado com implantação de 898 núcleos


Esportes
 alt
Em 2014, a Secretaria de Esporte e Lazer investiu na construção e reforma de quadras esportivas, implantou academias de ginástica ao ar livre, firmou parceria com atletas renomados e ainda realizou uma maratona de competições e torneios estudantis para estimular e descobrir novos talentos
. O Estado também consolidou o programa Esporte RJ, implantando os 898 núcleos de oferta de aulas gratuitas de diversas modalidades para a população em todo o estado.

- Realizamos muitos eventos e ações em municípios do interior. Mas, também, não deixamos de dar assistência às comunidades da cidade do Rio que mais necessitam. O esporte e o lazer são combustíveis para a melhoria da qualidade de vida da nossa população - afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Manoel Gonçalves.

Entre outras iniciativas, foram montadas nove academias ao ar livre em todo estado. Os espaços contam com 18 aparelhos para exercícios físicos, no entorno da estrutura e a possibilidade de receber até 15 pessoas, para aulas de ginástica, aeroboxe, aulas de dança, artes marciais diversas e ioga. Entre algumas localidades contemplada encontram-se as cidades de Paraíba do Sul, Rio das Flores, Angra dos Reis, Búzios e Saquarema.

Outras ações de destaque foram os Jogos Estudantis – que contaram com a participação de 6.270 atletas, de 402 escolas, representando 68 municípios do Estado do Rio – e os Jogos Escolares da Juventude, realizados em Londrina (PR) e João Pessoa (PB), em que o Rio de Janeiro conquistou mais de 40 medalhas e o segundo lugar no ranking nacional – a melhor participação do estado em uma década de competição.

Parceria com atletas renomados

Atletas de peso contaram com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer para abrir escolinhas gratuitas em diversas comunidades. O jogador de futebol Léo Moura inaugurou oito. Rocinha, Vila Kennedy, Campo Grande, Macuco e Saquarema estão entre os locais contemplados.

O medalhista pan-americano Fábio Leão abriu sua escolinha de MMA na Vila Kennedy, na Zona Oeste. O projeto atende a 500 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos. Já os irmãos Minotouro e Minotauro inauguraram uma escolinha em Nova Iguaçu. Batizada de Guerreiros do Futuro, a iniciativa dá aulas a mil crianças da região.
Projeto Travessia.

Uma das iniciativas de maior destaque da Secretaria de Esporte e Lazer é o projeto Travessia – parceria do Governo do Estado com a Light, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – que recuperou equipamentos esportivos em 13 localidades, ao custo total de R$ R$ 16,4 milhões.

Só na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, foram entregues seis novos campos com grama sintética. Outras áreas contempladas pela ação foram Batan, Fumacê, Complexo do Alemão, Morro do Adeus, Mangueira e Sampaio.
Foto: Marcelo Horn

Nenhum comentário: