sábado, 20 de dezembro de 2014

Educação inclusiva: mostra Pedagógica com exposição


Foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 17
(Fotos: Ascom Seed/SE)
Experiências exitosas desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais das escolas da rede estadual de ensino foram apresentadas na manhã desta quarta-feira, 17, durante a III Mostra Pedagógica do Atendimento Educacional Especializado da Rede Estadual de Ensino, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp). Escolas de todas a Regionais de Educação (DREs) puderam divulgar seus trabalhos, socializar experiências e expor todo o material elaborado pelos alunos.
O evento ocorreu no Centro Estadual de Educação José Figueiredo Barreto. Aparecida Nazário, diretora da Dieesp, explicou a importância do evento como uma demonstração dos avanços da educação inclusiva em Sergipe. “Essa mostra é importante por que divulga e valoriza o trabalho dos professores das salas de recursos confirmando que a educação inclusiva é uma realidade nas escolas da rede estadual. Atualmente temos salas de recursos multifuncionais presentes em diversas escolas em todas as DREs. O resultado disso podemos confirmar com essa bela exposição”, disse a diretora.
A diretora salientou que, em 2006, a rede estadual de ensino atendia a 824 alunos com deficiência  e, atualmente, esse número mais que dobrou, chegando à casa dos 1.808 alunos matriculados. “Isso é um grande avanço na educação especial no nosso estado. Temos hoje mais salas de recursos multifuncionais, professores qualificados para alunos que apresentem algum tipo de deficiência, intérpretes de Libras e braile, e também o estímulo à pratica esportiva paralímpica”. Aparecida Nazário lembrou, ainda, que toda escola que passa por reforma ou é construída  é dotada de acessibilidade total.
Exposições
Além de relatos de experiências, a III Mostra Pedagógica contou com exposições de trabalhos e projetos desenvolvidos nas escolas. A professora Jussara Souza, que leciona na Escola Estadual Padre Leon Gregório, em Nossa Senhora da Glória, estava muito satisfeita em expor os materiais elaborados pelos alunos. “Esses objetos que são utilizados nas salas de recursos foram elaborados pelos alunos, como uma forma de estimular sua coordenação motora e seu lado cognitivo. O resultado é surpreendente, pois os meninos têm muito potencial e superam suas limitações”, revelou a professora.
Essa também é a opinião de Alessandra dos Santos, que leciona na Escola Estadual Vicente Machado Menezes, localizada em Itabaiana. “Realmente, essa exposição valoriza e estimula o docente a produzir mais e melhor. Não há felicidade maior do que ver um aluno descobrindo suas potencialidades, provando que é capaz de desenvolver qualquer atividade em sua vida social”, declarou a professora.
A diretora da Regional com sede em Japaratuba (DRE 4), Adriana Prado, salientou que a educação inclusiva é uma realidade nas escolas de sua região. “Nossos professores fazem curso de capacitação para atender alunos com deficiência e temos salas de recursos multifuncionais para garantir o direito à educação a todos. Esse evento é muito importante para divulgar todos os projetos desenvolvidos nas escolas e promover cada vez mais avanços na educação especial”, frisou a diretora.
Homenagens
Durante o evento foram prestadas homenagens a professores que contribuíram para a promoção de avanços na educação especial nas escolas da rede estadual de ensino. Uma das homenageadas foi a professora Josenilde Almeida, coordenadora  de educação especial na regional com sede em Itabaiana entre os anos de 2010 e 2012.
Em sua gestão ela promoveu trabalhos com acompanhamento de classes especiais, incentivou os jogos paralímpicos na regional e organizou treinamento de Libras para pessoas da comunidade. “Estou muito feliz com essa homenagem, porém, estou mais feliz ainda em perceber que os trabalhos não pararam e que as escolas da rede estadual de ensino estão cada vez mais preparadas para receber alunos com deficiência e garantir sem restrições o direito à educação e a cidadania”, declarou a professora.
Fonte: Ascom Seed/SE

Nenhum comentário: