quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Mixd Internet ganha prêmio de acessibilidade - ações em favor do acesso à web por pessoas com deficiência.

Divulgação
Plinio Theodoro, um dos sócios da Mixd, recebeu a premiação em São Paulo
Encontrar unidades de saúde em um momento de urgência nem sempre é tarefa fácil. Para pessoas com necessidades especiais a tarefa pode ser ainda mais difícil. Pensando nisso, a Mixd Internet, empresa de Rio Preto que projeta e desenvolve ferramentas de web, criou um site com dispositivos de acessibilidade, para encontrar locais de atendimento em qualquer cidade do País. 

A iniciativa foi reconhecida e, pelo segundo ano consecutivo, a empresa ganhou o Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web, o Todos@Web. O prêmio, promovido pelo World Wide Web Consortium (W3C) - um dos mais importantes órgãos mundiais de qualidade na Internet - e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), tem o objetivo de conscientizar os desenvolvedores e homenagear ações em favor do acesso à web por pessoas com deficiência. 

O empresário Plinio Theodoro, um dos sócios da Mixd, conta que o grupo criou a página com o objetivo de tornar as informações sobre acessibilidade nas unidades de saúde mais acessíveis para o público. “O site possui a base de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Governo Federal e dá a possibilidade de navegação por voz, através dos leitores de telas. Como cerca de 14% da população possui algum tipo de deficiência, seria muito bom se prefeituras e o próprio Governo Federal seguissem o exemplo e disponibilizassem de forma mais acessível impostos, contas e benefícios”, afirmou 

Além de um troféu, a empresa recebeu R$ 5 mil como prêmio. Como no ano passado, o valor será integralmente doado para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), de Rio Preto. “A AACD faz um trabalho maravilhoso. Que o nosso gesto possa servir de incentivo para que outras empresas colaborem com esta entidade que sempre precisa de nós”, ressaltou Theodoro. 

O projeto não parou com a premiação. No primeiro semestre de 2015 será lançado um aplicativo para smartphones com a mesma finalidade. “No site, disponibilizamos notas que o próprio governo dá para as UBS, como estrutura física para deficientes e idosos, medicamentos e equipamentos. Com o aplicativo, o próprio usuário poderá dar suas notas nestas categorias mostrando a real situação dos postos de saúde.” 

A cerimônia de entrega do prêmio Todos@Web aconteceu dia 4 de dezembro, na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. 


Fonte: Colaborou Salomão Boaventura

Nenhum comentário: