quinta-feira, 13 de agosto de 2009

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESPORTE É TEMA DE PALESTRA EM SEMINÁRIO


http://www.institutoparadigma.org.br/site/noticias.asp?id=716
O coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de Paulo (UNICID), professor Roberto Gimenez, ministrará palestra sobre o Esporte e a participação das pessoas com deficiência, durante o seminário Programa de Esporte e Lazer para as Prefeituras Municipais, na Assembléia Legislativa de São Paulo. O objetivo é debater a utilização do Esporte como um instrumento de mobilização e inclusão.

De acordo com Gimenez, muito mais do que construir rampas e oferecer infra-estrutura, o poder público precisa perceber que a questão da inclusão engloba toda a comunidade, desde os professores até os pais dos alunos. "Além de estrutura física adaptada, o Esporte para pessoas com deficiência também necessita de profissionais qualificados, que possuam didática para trabalhar com esse tipo de aluno", afirma o professor, que também é doutor em Educação Física pela USP.

Diante, desse cenário, a palestra apresentará exemplos bem sucedidos de projetos de inclusão em sala de aula até parcerias com empresas e Organizações Não Governamentais. Além disso, serão abordadas metodologias de ensino e de intervenção motora.

"Na inclusão o papel da Educação Física é justamente conscientizar para a Educação e conhecimento do corpo, bem como, sobre a motricidade humana, mas nem sempre isso ocorre. Muitas vezes o aluno é colocado em aula sem nenhum tipo de respaldo, como, por exemplo, ao fazer uma atividade isolado do resto da turma ou quando é excluído pelos colegas", afirma.

A apresentação integra o Seminário "Programa de Esportes e Lazer para as Prefeituras Municipais", organizado pela Comissão de Esportes e Turismo da Assembléia Legislativa de São Paulo. O evento contará também com palestras de especialistas da Universidade de São Paulo e da Federação Paulista de Futebol.


SERVIÇO
Seminário "Programa de Esporte e Lazer para Prefeituras Municipais"
Palestra: 11h - O Esporte e a participação das pessoas com deficiência
Data: 17 de abril
Local: Assembléia Legislativa do estado de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera - São Paulo - SP
Informações e inscrições: cet@al.sp.gov.br e pelos telefones: 3886-6440 e 3886-6071
Fonte: Maxpress

Nenhum comentário: