Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
ESQUIZOFRENIA CRÔNICA
http://www.discoverybrasil.com/homeandhealth/relacoes/mente/esquizofrenia-cronica/
Diferentemente da esquizofrenia aguda, a esquizofrenia crônica é uma condição de longa duração, que compartilha alguns sintomas com a forma aguda, tais como alucinações e delírios.
Algumas vezes, a pessoa que sofre de esquizofrenia crônica parece acostumar-se com estes pensamentos desordenados, como por exemplo, pode estar convencida de que alguém tenta capturá-la. Mas este convencimento não provoca nenhuma reação emocional.
Sintomas negativos
Os sintomas mais comuns da esquizofrenia crônica são:
- Retração social
- Lentidão e falta de atividade
- Falta de interesse ou de vontade para conversar
- Idéias ou comportamentos estranhos
- Abandono do cuidado pessoal
- Depressão
Esses sintomas são chamados "negativos" e não aparecem em todos os casos.
O estado de longa duração se caracteriza por:
- Falta de interesse ou vigor
- Pouca atividade
- Retração social
Se são deixados sozinhos, os esquizofrênicos podem passar longos períodos de tempo sem fazer nada, ou repetindo atividades sem sentido, vez ou outra. Algumas vezes podem abandonar seriamente o seu cuidado pessoal.
Tratamento
Os sintomas "positivos" da esquizofrenia (alucinações, por exemplo), podem ser tratados efetivamente com drogas antipsicóticas, mas têm pouco impacto sobre os sintomas negativos, como a falta de motivação e ânimo.
A psicoterapia e a terapia cognitiva comportamental podem ser úteis neste caso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, eu sou educadora física e estou trabalhando no CAPS I, com pacientes que possuem esquizofrenia, gostaria de saber, quais os tipos de atividade física, seriam os mais indicados para eles, e oq é mais importante estimular neste tipo de pacientes, coordenação motora, concentração??
meu email é
janaina-pitt@hotmail.com
Grata
Postar um comentário