Blog do Prof de Ed. Física MSc SERGIO CASTRO,da Pós Graduação em Educação Especial e Tecnologia Assistiva da Universidade Cândido Mendes(AVM) ;Ex-professor da Universidade Estácio de Sá e Ex-Coordenador de Esportes para Pessoas com Deficiências (PcD) do Projeto RIO 2016 da SEEL RJ ,destinado a fornecer informações sobre pessoas com deficiência(PcD) e com Necessidades Educativas Especiais(PNEE), bem como a pessoas interessadas nesta área ( estudantes, pais, parentes, amigos e pesquisadores)
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Capacete high-tech pode evitar que esportistas fiquem tetraplégicos
Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/07/2008
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[Imagem: ProNeckTor]
A tecnologia já trouxe conforto para os capacetes dos ciclistas. Agora uma inovação traz também um ítem adicional de segurança, a exemplo do que aconteceu recentemente com os tradicionais capacetes de segurança.
Proteção para a coluna
Engenheiros da Universidade British Columbia, no Canadá, inventaram um novo capacete que evita que os praticantes de moutain biking, hóquei e vários outros esportes sofram lesões na coluna vertebral.
No caso de uma queda que leve a um impacto direto da cabeça contra o solo ou contra um obstáculo, o novo capacete reduz o impacto sobre o pescoço e a coluna em até 56 por cento, um ganho que pode representar a diferença entre o atleta levantar-se e sair andando ou ficar tetraplégico.
Capacete com casco duplo
O ganho foi obtido construindo-se um capacete que possui um casco interno móvel que guia a cabeça levemente no caso de um impacto, tirando a tensão que seria dirigida inteiramente à coluna cervical. Há uma redução entre 27 e 56% na força e entre 19 e 72% no torque, dependendo do ângulo de impacto.
"Os capacetes atuais não foram projetados para proteger o pescoço e a região cervical da espinha, que são justamente as mais frágeis," diz o engenheiro Peter Cripton. Segundo dados do Dr. Cripton, 10% dos casos de danos à espinha dorsal acontecem quando as pessoas estão utilizando capacetes.
O mecanismo só é acionado quando o impacto se dá acima de uma certa velocidade e sob um determinado ângulo, evitando que quedas menores acionem o direcionador sem necessidade.
Batizado de Pro-Neck-Tor, o equipamento já foi patenteado e agora está em vias de negociações com a indústria para que chegue ao mercado.
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