sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Como chamar os que têm deficiência? Leiam o autor ROMEU SASSAKI uma das maiores autoridades nacionais no assunto:












saiba mais sobre Como chamar os que têm deficiência? em : http://www.mid.org.br/index.php/o-mid/51-como-chamar-os-que-tem-deficiencia

Romeu Kazumi Sassaki

O pesquisador ROMEU SASSAKI é hoje uma das maiores autoridades no que tange ao conhecimento do que se refere às deficiências e necessidades educativas especiais e, principalmente, às nomenclaturas que devem ser aprendidas e utilizadas por todos aqueles que ousam ou praticam a atividade de educação com as pessoas com deficiência. De linguagem acessível e simples, Romeu dá mostras de como um brasileiro preocupa-se em tentar levar a normalidade o que deveria ser normalmente utilizado, sem preconceitos ou discriminações. Sua presença cultural e físicadeveria ser obrigatória em todas as atividades onde se deseja mostrar a evolução dessa categoria,onde dá mostras de competência profissional e dedicação pessoal.

Em todas as épocas e localidades, a pergunta que não quer calar-se tem sido esta, com alguma variação: “Qual é o termo correto - portador de deficiência, pessoa portadora de deficiência ou portador de necessidades especiais?” Responder esta pergunta tão simples é simplesmente trabalhoso, por incrível que possa parecer.

Comecemos por deixar bem claro que jamais houve ou haverá um único termo correto, válido definitivamente em todos os tempos e espaços, ou seja, latitudinal e longitudinalmente. A razão disto reside no fato de que a cada época são utilizados termos cujo significado seja compatível com os valores vigentes em cada sociedade enquanto esta evolui em seu relacionamento com as pessoas que possuem este ou aquele tipo de deficiência.

Percorramos, mesmo que superficialmente, a trajetória dos termos utilizados ao longo da história da atenção às pessoas com deficiência, no Brasil.

Nenhum comentário: