quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Debatendo o preconceito




VEJAM MAIS SOBRE Debatendo o preconceito EM : http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/06/19/pesquisa-sobre-preconceito-e-discriminacao-no-ambiente-escolar/

Foram revelados ao Brasil nesta semana dados de uma pesquisa realizada pela FIPE para o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixieira, intitulada “Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar” e que foi extensamente divulgada em toda a mídia brasileira acerca do preconceito e suas manifestações no ambiente escolar.

Queremos acreditar que esse preconceito reflete em muito um sentimento público e que, neste momento, qualquer reflexão que venha a provocar o debate acerca da temática do preconceito e também da questão dicotômica diferença/igualdade é bem vinda, diante do arsenal interminável de pautas repetitivas sobre escândalos e violências
(e violências e escândalos) que assolam sem trégua a sociedade brasileira, quando suas mazelas são entrevistas e essa exposição sacode o espírito de uma sociedade que se acredita aberta, plural e democrática.

Por isso, selecionamos algumas leituras já publicadas na Inclusive sobre o assunto e convidamos todos a refletir e multiplicar esse debate que desabou em solo brasileiro com muita força nessa semana.

Calorias e preconceitos, de Marta Almeida Gil.

Onde você guarda o seu preconceito?, de Flavio Herculano, no Overmundo.

Preconceito: a mídia reverte tudo, de Marlen Lincoln da Silva, aluna do 3° 02 T, Colégio Ari de Sá – Aldeota.

A importância da diversidade, de Alexsander Lemos de Almeida
Gebara.

Como incluir? O debate sobre o preconceito e o estigma, por Flavia Schilling e Sandra Galdino Miyashiro.

Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças, de Maria Teresa Eglér Mantoan.

Inclusão escolar, caminhos e descaminhos – desafios e perspectivas, de Maria Teresa Eglér Mantoan.

O Mito do Bebê Johnson, de Andrei Bastos.


Em compensação, de Fabio Adiron.

Da parainclusão a uma sociedade para todos, de Lucio Carvalho, Patricia Almeida e Cassuça Benevides.

Ter ou ser? Jovens de baixa renda investem na aparência para se sentirem incluídos.

Lição de convivência, reportagem de Letícia Duarte para a série ”O X da Educação”, da RBS.

_____________________________________

Nos links a seguir disponibilizamos um resumo do que foi publicado na imprensa sobre o assunto:

Metrô News – 18 de junho de 2009
- Preconceito chega a 99,3% no ambiente escolar
- Bullying é uma forma de “afirmação”, diz psicóloga
http://www.metronews.com.br/

Jornal O Estado de S. Paulo – 18 de junho de 2009
Escola é dominada por preconceitos, revela pesquisa
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090618/not_imp389064,0.php

Jornal da Cidade (Bauru) – por Agência Brasil – 18 de junho de 2009
Preconceito invade escolas públicas
http://www.jcnet.com.br/editorias/detalhe_geral.php?codigo=159146

Jornal Folha de S. Paulo – 18 de junho de 2009
Preconceito piora desempenho de alunos, diz pesquisa (só para assinantes)
https://acesso.uol.com.br/login.html?dest=CONTENT&url=http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1806200920.htm&COD_PRODUTO=7

Portal Curso Certo
Não ao pensamento pequeno!!!
http://www.cursocerto.com.br/index.php?area=noticias&sub=ler&idNoticia=410

TV Canal 13 – 17 de junho de 2009
Na escola, alunos religiosos são os mais preconceituosos em relação aos gays
http://www.tvcanal13.com.br/noticias/na-escolaalunos-religiosos-sao-os-mais-preconceituosos-em-relacao-aos-gays-65479.asp

JC Online – 17 de junho de 2009
Estudantes negros são as maiores vítimas de agressões nas escolas públicas, diz pesquisa
http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2009/06/17/estudantes-negros-sao-as-maiores-vitimas-de-agressoes-nas-escolas-publicas-diz-pesquisa-190928.php

Portal G1 – Globo.com – 17 de junho de 2009
Na escola, alunos religiosos são os mais preconceituosos em relação aos gays
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1198079-5604,00-NA+ESCOLA+ALUNOS+RELIGIOSOS+SAO+OS+MAIS+PRECONCEITUOSOS+EM+RELACAO+AOS+GAYS.html

Jornal o Globo (online) – 17 de junho de 2009
Pesquisa inédita aponta que preconceito no ambiente escolar é maior com relação a portadores de necessidades especiais
http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2009/06/17/pesquisa-inedita-aponta-que-preconceito-no-ambiente-escolar-maior-com-relacao-portadores-de-necessidades-especiais-756383617.asp

Portal + Comunidade (por Agência Brasil)- 17 de junho de 2009
Pesquisa indica que há 99,3% de preconceito no ambiente escolar
http://www.maiscomunidade.com/conteudo/2008-05-19/brasil/10809/PESQUISA-INDICA-QUE-HA-993-DE-PRECONCEITO-NO-AMBIENTE-ESCOLAR.pnhtml

Portal G1 – Globo.com – 17 de junho de 2009
Bullying na escola tem impacto no desempenho dos alunos
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1198017-5604,00-BULLYING+NA+ESCOLA+TEM+IMPACTO+NO+DESEMPENHO+DOS+ALUNOS.html

Jornal do Brasil – 17 de junho de 2009
Pesquisa da Fipe mostra preconceito no ambiente escolar
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/17/e170617076.asp

Fórum Nacional de Entidades de Direitos Humanos – 18 de junho de 2009
Pesquisa indica que há 99,3% de preconceito no ambiente escolar
http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5211&Itemid=1

Fonte: Agência Inclusive

Categorias: Notícias

4 respostas Até agora ↓
agenciainclusive // Junho 19, 2009 às 3:08 pm

Eu sabia que o número era alto, mas nao estava preparada para a unanimidade. Estou muito abalada e envergonhada em descobrir quem somos.
Patricia Almeida
solange // Junho 19, 2009 às 3:16 pm

O preconceito ainda existe e muito…as pessoas dizem q não o tem, mas em certas horas é o primeiro a aparecer…Triste afirmação, triste verdade
Solane Carvalho // Junho 19, 2009 às 3:42 pm

Dados vergonhosos. O resultado dessa pesquisa precisa ser revertido urgentemente em permanentes e contínuas políticas públicas de enfrentamento e combate a esse quadro excludente e, portanto, perverso.

Obs.: estou divulgando amplamente tal pesquisa. Não podemos nos calar.



EM DESTAQUE
Mobilização nacional pela educação inclusiva. Informe-se e inclua-se!

Pessoas com deficiência incluídas no sistema regular de ensino.

A quem interessa a exclusão? - acompanhe e participe deste debate neste link.

Educação especial na berlinda?

O discurso do pavor (a quem interessa a falência da escola pública?)

Educação inclusiva: o CNE atende a um pleito fundamental.

Sobre identidade e diferenças nas escolas.

Obama assina Convenção e diz que toda criança com deficiência tem que estudar na escola perto de sua casa.

Debatendo o preconceito.


========================
E-mail/MSN:
agencia.inclusive@gmail.com
========================



Convenção


Em 9 de julho de 2008 o Congresso Nacional ratificou com quórum qualificado a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Desde seu início, a Inclusive tem atuado ativamente no processo de ratificação e, a partir daí, na divulgação de informações sobre a Convenção, seus principios e aplicabilidade.

Acesse aqui tudo o que já foi publicado sobre a Convenção na Inclusive.

Saiba como foi o processo de ratificação da Convenção no Brasil - A Carta de Alforria das Pessoas com Deficiência.

Clique aqui para ver quais países já ratificaram a Convenção.

Veja no mapa como está acontendo no mundo o processo de ratificação.

Blogosfera
A inclusão é um tema que está cada vez mais presente em estudos, publicações e também em artigos e notícias publicadas na web através dos blogs pessoais e institucionais. Acesse através do link abaixo reflexões e noticias sobre inclusão publicadas na "blogosfera".

Se você conhece algum blog que traz informações interessantes sobre inclusão e direitos humanos, envie-nos um e-mail para agencia.inclusive@gmail.com


Cultura e inclusão

Inclusão é cultura? Decida acompanhando as informações divulgadas na Inclusive através do link a seguir.

Leituras & Publicações
Acompanhe pelo link abaixo lançamentos editoriais, publicações impressas e eletrônicas sobre inclusão e temas afins.

Novidades do dia
Acesse aqui todas as edições já publicadas na Inclusive do boletim Novidades do Dia que, além de notícias de interesse em português, espanhol e inglês, traz informações sobre eventos e textos acadêmicos.

VOCÊ REPÓRTER
A Inclusive é uma agência que foi criada com o objetivo de promover a inclusão através da difusão da informação.

É formada por profissionais da área de comunicação e outros interessados em inclusão, que trabalham voluntariamente produzindo, compilando, traduzindo e distribuindo notícias e textos sobre educação inclusiva, acessibilidade, acesso ao mercado de trabalho, direitos das pessoas com deficiência e outros temas relacionados à educação em direitos humanos, do Brasil e exterior.

Praticamos o chamado jornalismo cidadão. Se você tem interesse em colaborar com essa proposta, atuando na área jornalística, de tradução ou de outras formas, entre em contato conosco através do e-mail agencia.inclusive@gmail.com

Conheça no link abaixo a produção de quem já atuou voluntariamente com a Inclusive em coberturas e traduções:


Minuto da inclusão
Idealizado e realizado pelo Instituto MID, o Minuto da Inclusão vem sendo divulgado desde 2007 em rádios brasileiras. Tratam-se de pequenos spots de divulgação sobre assuntos ligados à inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Clique no link a seguir para acessar todos os spots disponíveis no website do Instituto MID.


De igual para igual
Sintonize no link abaixo o quadro De Igual Para Igual, apresentado pela Ana Paula Crosara e que vai ao ar dentro do Programa Trocando Em Miúdos, da Rádio Universitária FM, da Universidade Federal de Uberlândia, MG. O programa vai ao ar todas as terças-feiras, entre 11 e 12 hs.



Campanhas
A Inclusive apóia e divulga informações sobre campanhas de promoção e defesa dos direitos humanos, sejam do governo ou da sociedade civil. Clique no link abaixo para saber que campanhas são estas.



AGENDE-SE
Fique por dentro dos cursos e eventos sobre inclusão que estão acontecendo e dos que estão sendo programados conferindo o link abaixo.



pesquisa no blog

Inclusive - Agência para Promoção da Inclusão by Inclusive is licensed under a Creative Commons 2.5 Brasil License.

Todas as outras notícias são indicadas com a fonte de orígem e procuram respeitar a política adotada por seus autores/publicadores.

Caso discorde de qualquer ponto expresso, solicitamos entrar em contato através do e-mail agencia.inclusive@gmail.com e informar na linha de assunto o termo "copyrights".Blog Stats

Descrição do cabeçalho
Como não é possível atribuir a tag "alt" à imagem de cabeçalho no Wordpress, descrevemos aqui a imagem utilizada. Da esquerda para a direta, lê-se o logotipo da Inclusive, que é a palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja. Abaixo do logotipo, lê-se "Apoio: Instituto MetaSocial - www.metasocial.org.br". Em direção à direita aparecem várias figuras, a primeira é um jovem com síndrome de Down em um ambiente de trabalho, a segunda é um ambiente de ensino/aprendizagem onde a professora utiliza linguagem de sinais, a terceira mostra um cadeirante competindo em prova esportiva, a quarta mostra um grupo de crianças, todas negras, realizando atividade de leitura em conjunto, sentadas no chão e a última mostra um homem idoso participando de prova de atletismo. Abaixo da sequência de imagens, bem no canto à direita, lê-se "Ano 2".

Nenhum comentário: